São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

DNA: sigla para ácido desoxirribonucléico. É o material genético de todos os seres vivos. Essa molécula se encontra nas células do organismo, nos cromossomos.
Contém as instruções transmitidas hereditariamente para construir um ser vivo e fazê-lo "funcionar". É uma fita dupla em espiral.

Gene: é um trecho da fita de DNA. No homem, existem de 50 mil a 100 mil genes.

Mutação: o DNA é como um colar de pérolas, composto por quatro tipos diferentes de pedras, chamadas subunidades (A, C, G e T). Há mutação quando pérolas são retiradas, incluídas ou trocadas de posição. Tipos de radiação e outros fatores ambientais são algumas das causas das mutações. Ela provoca uma doença apenas quando ocorre em um gene relacionada a um mal.

Doença genética: são causadas por lesões nos genes e podem ou não ser hereditárias. Há vários tipos de lesões: desde a alteração da sequência de informação do gene até sua inativação.

Exames genéticos: pela análise do DNA pode-se identificar genes defeituosos e prever doenças.

Projeto Genoma: visa mapear e sequenciar todos os genes humanos. Iniciado em 1990, deve durar 15 anos e gastar US$ 3 bilhões.

Osteoporose: doença que causa a diminuição da massa óssea, provocando enfraquecimento dos ossos e risco de fraturas. Associada à velhice e à menopausa.

Texto Anterior: Prêmio Nobel vê nos testes o futuro da medicina preventiva
Próximo Texto: Adorável companheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.