São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor diz que TV deve pagar aluguel

CRISTIANA COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A televisão britânica é única no mundo. E a Rede Globo, única em nosso país. No livro "A Melhor TV do Mundo", que acaba de ser lançado, o jornalista e professor da ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP) Laurindo Lalo Leal Filho conta como funciona essa "engenharia institucional britânica".
No livro (Summus Editorial, 112 páginas, R$ 13), Lalo Filho mostra os subterrâneos da BBC (British Broadcasting Corporation), TV estatal inglesa.
O que faz a BBC ter uma programação de qualidade? Ingredientes culturais, institucionais e muita competência, responde. Para o autor, um dos motivos que a fazem única no mundo é a concepção de que a televisão é um serviço público.
"A BBC é mantida exclusivamente pelo público, por meio da licença paga, uma taxa de manutenção em torno de US$ 120 anuais bancada pelo telespectador", explica o autor.
No caso da televisão brasileira, Leal Filho considera a Rede Globo como um modelo único, disparado em audiência e que deveria, juntamente com outras TVs comerciais, pagar por concessões. "Esse 'aluguel' poderia sustentar a TV pública no Brasil, que teria, assim, mais condições de competir", diz o autor.
A BBC divide espaço com a ITV (Televisão Independente), mantida pela publicidade, e que produz programas com o mesmo nível de qualidade que ela.
É essa, segundo o autor, a "riqueza criativa" do modelo britânico, no qual a competição se dá pela audiência e não pelo mercado.

Texto Anterior: Canal HBO lança segundo prêmio de cinema nacional
Próximo Texto: 'Não há controle sobre a TV'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.