São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamburger já acumula 23 prêmios

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor Cao Hamburger, 35, já acumula 23 prêmios em vários países por seus trabalhos em cinema e televisão. A maioria deles foi ganha por produções desenvolvidas para o público infantil.
Hamburger é quem formatou, ao lado da roteirista Anna Muylaert, o programa "Disney Club" para o Brasil.
A parceria entre os dois começou em "Castelo Rá-Tim-Bum", em 1993, na TV Cultura, em São Paulo.
Ela havia feito o seriado infantil "O Mundo da Lua" na emissora. Ele, a série "Os Urbanóides" e a campanha de prevenção a acidentes domésticos "Lucas e Juquinha".
"Temos muitas coisas afinadas. Quando se faz TV didática isso é importante. Concordamos que o ensinamento, o conteúdo, tem de estar na história", explica Anna.
Em seguida, em 1995, diretor e roteirista fizeram juntos o especial "O Menino, a Favela e as Tampas de Panelas", premiado nos EUA, na França, no Uruguai e no Brasil.
Mas, segundo ele, seu trabalho com crianças começou por acaso. "Fui dar aulas de música em uma escola. Depois, quando comecei a trabalhar com cinema, fiz curtas de animação que, apesar de não serem destinados ao público infantil, agradavam às crianças", conta. "Mesmo sem escolher, estava fazendo coisas para as crianças."
O trabalho de Hamburger tem sempre um fundo educativo. "Os programas da TV Cultura conseguiram provar que conteúdo não é chato. Eles também influenciaram os novos trabalhos para crianças. Deram um toque que não é certo fazer qualquer coisa e as crianças ficaram mais exigentes também. Vejo que há uma tentativa de melhorar e aprimorar", diz.
O diretor afirma que quando desenvolve um programa pensa mais no que gosta e não no gosto infantil.
"Fiz filmes que eram para adultos e as crianças se amarraram. Não faço uma coisa que eu ache infantil. Faço o que gosto."
Hamburger conta também com uma assessoria caseira. Seus filhos Antônio, 7, e Carolina, 6, o ajudam. "Mostro os programas, peço idéias e opiniões. Mas agora eles estão ficando muito críticos", brinca.
"Disney Club" A dupla Anna e Hamburger fez toda a criação do programa. Também levaram para o SBT uma nova equipe para fazer o "Disney Club" -quase todos já haviam trabalhado nas produções da TV Cultura.
"Foi tudo muito rápido. Em um mês e meio criamos tudo e começamos a gravar. Por ser um programa que não tem um número fechado de episódios, ele vai se acertando com o tempo, vai mudando, crescendo", diz Hamburger.
"A coisa está saindo do jeito que a gente queria. O fato de poder levar uma equipe completa é uma grande sorte, porque a afinação é muito importante", explica Anna.
Em julho, após terem feito todo o encaminhamento do programa, os dois deixam o "Disney Club". Mas não param de trabalhar juntos.
Vão fazer o projeto "Brasileirinhos", da TVE do Rio. Será uma série de dez curtas retratando crianças de várias regiões do país. O piloto deve ser gravado em maio

Texto Anterior: Crianças montam comitê 'antiadulto'
Próximo Texto: Desenhos dominam o programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.