São Paulo, domingo, 20 de abril de 1997
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Novo Land Rover traz desenho arredondado

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os robustos modelos Land Rover estão prestes a ganhar um companheiro de linhas mais suaves e arredondadas.
A marca confirmou para setembro, durante o Frankfurt Motor Show, na Alemanha, o lançamento oficial do jipão Freelander.
Apesar da tração permanente nas quatro rodas (4x4), não se trata de um modelo criado para trilhas de terra. A Land Rover projetou um carro mais urbano e para o lazer de final de semana.
A marca inglesa, com isso, pretende atrair o consumidor de carros médios de passeio.
Além do desenho mais moderno em relação aos demais modelos da marca inglesa -Defender e Discovery-, o Freelander trocou o eixo rígido pela suspensão independente. Traz ainda bloqueio do diferencial central e carroceria em alumínio.
O Freelander estará disponível nas versões duas e quatro portas. A versão duas portas tem teto escamoteável, tornando-se uma espécie de conversível.
Serão duas opções de motor: 1.800 centímetros cúbicos (cc) a gasolina, com 120 cavalos de potência, e 2.000 cc a diesel, com 100 cavalos de potência.
O Freelander deverá estar exposto no estande da Land Rover no Brasil Motor Show (exposição de importados, em São Paulo), em outubro. Suas vendas devem começar em meados do ano que vem.
O preço do Freelander ainda não foi confirmado, mas especula-se que aqui no Brasil estará na faixa entre US$ 40 e US$ 50 mil.
Segundo a Land Rover, os concorrentes do Freelander serão o japonês Suzuki Vitara e o coreano Kia Sportage. O Vitara custa entre US$ 26,5 mil e US$ 42 mil; o Sportage, de US$ 27 mil a US$ 31 mil.
Carros de passeio
Além da Freelander e do início da produção do Defender no Brasil, outra novidade da marca inglesa para 98 poderá ser a luxuosa linha Rover de carros de passeio.
A empresa não confirma, mas existe uma grande possibilidade de os modelos 200, 400, 600 e o conversível MGF estarem expostos no país durante o Brasil Motor Show.
Segundo John Byers, diretor-geral da Land Rover do Brasil, os estudos estão em fase adiantada.
"Mas ainda não há nenhuma definição oficial quanto à apresentação dos modelos durante o Brasil Motor Show e sobre a importação para o país", disse.
O 200 é um hatchback que concorreria na faixa do Alfa Romeo 145. O 400 é a versão sedã do 200, que pode ser comparado ao Alfa 155 e ao Honda Civic.
O 600 é um sedã um pouco maior. Foi desenvolvido em conjunto com a Honda e é quase igual ao Accord.
(HS)

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