São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 1997
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Biofranchising

MARCELO CHERTO

Há uma nova vertente entre os que estudam a ciência da economia cujos postulados, a meu ver, ajudam a compreender melhor o prisma pelo qual o franchising deverá ser encarado daqui para a frente.
Trata-se da bioeconomia, ou bionomia. Uma verdadeira revolução. Enquanto todas as linhas da economia "clássica", à esquerda e à direita, estão fundamentadas nas ciências físicas, a bioeconomia se baseia nos princípios da biologia evolucionária.
Segundo os adeptos dessa nova corrente, a economia não é um mecanismo perfeitamente previsível. Não é uma máquina formada por engrenagens que se movimentam de acordo com um esquema previamente estabelecido.
É, isso sim, como um organismo vivo, ou, como diz Michael Rotschild, do Instituto de Bionomia, um ecossistema em constante evolução.
Não funciona como um relógio, mas sim como uma floresta tropical, habitada por organismos (as empresas, as associações, os consumidores e demais agentes econômicos) interligados numa teia incrivelmente complexa de relacionamentos, que podem ser (e muitas vezes são), simultaneamente, de concorrência (ou competição) e de cooperação.
Isso significa que, no geral, a economia conduz a si própria. Como diz Rotschild, é preciso lembrar que, embora sejam talvez a coisa mais complexa que existe no planeta, ninguém desenhou e ninguém dirige as florestas tropicais.
Da mesma forma, ninguém planejou a economia global e ninguém a comanda de verdade. Ela é um sistema complexo, que se auto-organiza.
A meu ver, o mesmo ocorre em relação ao franchising -que, enquanto sistema, é um fenômeno complexo- e à teia de relacionamentos que interliga os membros de qualquer rede de franquias.
São como organismos vivos, sempre se adaptando às mudanças. São produto de um processo evolucionário espontâneo e contínuo.
No que tange ao franchising, hoje mais do que nunca, a mentalidade de comando e controle não produz resultados positivos a médio e longo prazos. É hora de mudar a maneira como vemos o sistema.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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