São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funai discute hoje situação legal da área invadida

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente da Funai, Júlio Gaiger, se encontra hoje com o ministro interino da Justiça, Milton Seligman, para informar a ele a situação dos índios pataxós.
Gaiger disse que foi saber da Justiça local quais seriam os passos jurídicos para que as terras passem definitivamente aos índios.
Segundo ele, ainda são necessárias decisões judiciais "de dois sentidos". A primeira seria referente a uma ação de posse na Justiça local, que ainda não teve decisão de mérito. A segunda é "agilizar ao máximo" a ação da Funai para devolver a posse das áreas invadidas pelas fazendas da região.
Gaiger deixou a aldeia na manhã de ontem, dizendo que "os índios não só podem como devem permanecer ocupando a fazenda."
A área pataxó foi demarcada em 1926 e, desde então, a posse de terras na região foi sendo dada a alguns fazendeiros, explicou Gaiger.
Sobre as horas que passou em poder dos pataxós, o presidente disse que não houve sequestro.
"Não fiquei como refém, fiquei como aval de uma demanda na qual a presença do presidente da Funai era peça importante." Ele disse que não se sentiu sequestrado. "Eu sou sequestrado sempre pelos meus deveres", concluiu.

Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Para fazendeiro, ocupação foi ilegal
Próximo Texto: Base da PM quer unificação das polícias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.