São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Privatização em risco; Ameaça jurídica; Paixão nacionalista; Efeito Volta Redonda; Fúria constituinte; Manobra abortada; É dando que se recebe; Recuo sem-terra; Novela tucana; Sinal de fumaça; Perfil indesejado; Agenda parlamentar; Bandeira verde; Propaganda negativa; Tentativa de reparação; Visita à Folha

Privatização em risco
Corre em Brasília que, dos 11 ministros do STF, 5 já estariam propensos a julgar procedente a ação de inconstitucionalidade proposta pela OAB contra a privatização da Vale. O julgamento está previsto para depois do leilão da companhia.

Ameaça jurídica
Com medo de que eventual decisão judicial anule o leilão da Vale depois de ele ser realizado, um grupo de ministros defendia ontem que FHC suspendesse a privatização até o fim da batalha judicial. Outro grupo queria ir em frente de qualquer jeito.

Paixão nacionalista
Arapongas do governo estão preocupados com a segurança no dia do leilão da Vale, que deve ocorrer na terça, se a Justiça deixar. Há previsão de que serão feitos os protestos mais hostis contra uma privatização no Brasil.

Efeito Volta Redonda
Preocupado com a segurança no dia do leilão da Vale, o governo federal pediu à PM carioca que faça um cerco ao prédio da Bolsa de Valores do Rio a partir de segunda, véspera da venda.

Fúria constituinte
Antes de apresentar a emenda que convoca Congresso revisor para 1999, Inocêncio Oliveira (PFL-PE) fez um levantamento das propostas de emendas à Constituição que estão tramitando. Eram 709. Com a sua, 710.

Manobra abortada
A proposta original do PMDB a FHC era a transformação em ministério da Secretaria de Política Urbana, cujo orçamento é de cerca de R$ 7 bi. O presidente é que sugeriu o Ministério de Desenvolvimento Regional.

É dando que se recebe
Ao propor a criação do Ministério do Desenvolvimento Regional com recursos do Fundo de Estabilização Fiscal, o Planalto quer envolver o PMDB na aprovação do FEF pelo Congresso, que está complicada.

Recuo sem-terra
Apesar de o pessoal do MST jurar que não, Luiz Eduardo Greenhalg (PT-SP) garante que José Rainha Jr. vai mesmo se encontrar com o ministro Raul Jungmann (Política Fundiária) na próxima terça. Doa a quem doer.

Novela tucana
Parte da bancada do PSDB na Câmara engrossou os protestos do grupo de Álvaro Dias contra o ingresso de Jaime Lerner (PR) no partido. Foi aprovada uma moção de solidariedade ao atuais tucanos do Paraná.

Sinal de fumaça
Desde o começo do mês, o Brasil teria perdido R$ 3 bi de suas reservas em moeda estrangeira.

Perfil indesejado
No Planalto, diz-se que são mínimas as chances de Jader Barbalho ser ministro. A aparição do senador no programa de TV do PMDB contra a venda da Vale teria enterrado suas chances.

Agenda parlamentar
Paulo Bornhausen (PFL-SC) diz que a lei de teles será votada em comissão especial da Câmara em 13 de maio. No dia seguinte, se a reforma administrativa deixar, vai ao plenário da Casa.

Bandeira verde
Ecologistas julgam insignificantes os recursos que Covas destinou para desapropriações na Estação Ecológica de Juréia-Itatins. A reserva de Mata Atlântica faz dez anos na segunda.

Propaganda negativa
ACM, Sarney e Requião recusaram-se a posar junto com a atriz Suzana Vieira para fotos de divulgação de "A Dama do Cerrado", peça teatral de Mauro Rasi que ironiza os políticos.

Tentativa de reparação
Padre Roque (PT-PR) apresentou projeto recuperando as penas antigas para o crime de tortura. A nova lei, de autoria do governo FHC, reduziu punições.

Visita à Folha
Amin Gemayel, ex-presidente do Líbano (82-88), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado da coordenadora da União Maronita Mundial em São Paulo, Lody Brais, e do diretor do Zahle Clube, Ibrahim Mimassi.

E-mail:painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do presidente do PT, Zé Dirceu, sobre ACM, que atacou o presidente do STF, Sepúlveda Pertence, por decisões do tribunal sobre a CPI dos Precatórios:
- Não podemos nos iludir sobre o papel de ACM na vida pública nacional. Quem serviu à ditadura por 21 anos não vacilará em atentar contra a democracia.

Próximo Texto: Dever cívico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.