São Paulo, sábado, 26 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta tem direito sobre quatro obras

MAUIRCIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta Quentin Tarantino adquiriu, no ano passado, os direitos de filmagem sobre quatro livros de Elmore Leonard, entre os quais "Ponche de Rum".
Essa é a única coisa que se sabe com certeza a respeito de um possível filme de Tarantino baseado num romance de Leonard. O resto são especulações -alimentados, em parte, pelo próprio escritor.
Leonard afirmou, durante uma entrevista, no ano passado, que Tarantino estava se preparando para filmar "Ponche de Rum".
Quem ler este romance verá que há muita coisa em comum entre Leonard e Tarantino. O cineasta já se declarou influenciado pelo escritor -o que é fácil de constatar.
A curta obra de Tarantino mostra que ele é também um exagerado cultor dos diálogos inteligentes entre bandidos profissionais.
Como nos livros de Leonard, em dois filmes de Tarantino, "Cães de Aluguel" (1992) e "Pulp Fiction" (94), os personagens principais são mestres e doutores em malandragem tentando aplicar golpes uns nos outros.
Entre os muitos rumores sobre o suposto filme de Tarantino baseado em "Ponche de Rum", um envolve o ator Sylvester Stallone, que teria manifestado o interesse de participar do projeto.
Sumiço
Na Internet, nas inúmeras páginas criadas por adoradores de Tarantino, há muita especulação sobre o sumiço do diretor.
Além de "Ponche de Rum", também se fala que Tarantino estaria se preparando para dirigir um filme, a partir de um roteiro original, cuja história seria um cruzamento de "Cães de Aluguel" com "Pulp Fiction".
Numa entrevista publicada em setembro de 96 no jornal "Sunday Telegraph", Tarantino afirma que estava querendo se manter longe dos holofotes. A entrevista reforça a suspeita de alguns fãs, de que o cineasta estaria sofrendo uma espécie de "bloqueio criativo".
"Simplesmente, não quero fazer algo que vá desapontar todo mundo, inclusive a mim", disse ao jornal.
(MSy)

Texto Anterior: Leonard faz livro coletivo
Próximo Texto: 'Manual' nos ensina a ser mais estúpidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.