São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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O caminho do minério de ferro da mina ao porto

1 - O minério é retirado por escavadeiras da mina, que tem forma de escadas com 13 metros de altura, e colocado sobre caminhões gigantes com capacidade para 240 toneladas cada
2 - O caminhão conduz o minério por um trajeto de aproximadamente dois quilômetros, morro acima, até os equipamentos de preparação do minério para a comercialização
3 - O minério é depositado em uma peneira gigante para o chamado peneiramento primário. A parte mais fina (cerca de 80%) cai no sistema de correias transportadoras. A parte mais grossa vai para um britador, que reduz o tamanho das pedras e as deposita nas correias
4 - A próxima etapa é o peneiramento secundário, feito com a adição de água para limpar o minério de parte da argila (barro) que ele agrega. Também aqui, a parte mais fina segue viagem e a mais grossa cai em um britador
5 - O minério chega a uma terceira peneira, para o peneiramento terciário, também com água. A parte mais fina prossegue e a mais grossa vai para o britador terciário, retornando à peneira anterior. O que não passar torna-se um produto acabado, o minério granulado de Carajás (de 6,35mm a 31,7mm de espessura). Produto mais nobre da mina, que segue para a estocagem
6 - O minério mais fino entra, embebido em água, em um equipamento chamado classificador espiral, uma rosca-sem-fim gigante. A parte mais fina (menos de 0,15mm de espessura) sai com a água e se torna um rejeito que só pode ser usado após ser transformado em pelotas
A outra parte (entre 0,15mm e 6,35mm) se transforma no segundo tipo de minério de ferro de Carajás, o fino, ou sinter feed, também conduzido por correias para o pátio de estocagem
7 - No pátio, empilhadeiras sobre trilhos formam as pilhas de cada tipo de minério, à espera de transporte
8 - Do outro lado da pilha, outro equipamento, chamado recuperador, coloca o minério sobre correias que levam o produto até o silo de embarque
9 - O silo deposita o minério sobre vagões que vão passando lentamente sob ele. A abertura da válvula de carrregamento é controlada automaticamente. Cada trem é formado por 204 vagões de 90 toneladas de carga cada (18.360 toneladas no total), puxados por quatro locomotivas
10 - Os vagões seguem por uma ferrovia de 890 quilômetros até o terminal de Ponta da Madeira, em São Luis (Maranhão), de onde o minério é exportado em navios de 300 mil toneladas

A Vale produziu 95,4 milhões de toneladas de minério de ferro em 1996
O mundo produziu 1 bilhão de tonelada em 95 (178 milhões no Brasil)

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