São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deus virou o bicho-papão, diz psicóloga

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 62% das crianças estudadas em Campo Grande e 45% em Atibaia apresentavam sinais de estresse. Entre os escolares obesos acompanhados em Santa Bárbara d'Oeste, 75% estavam estressados.
"Os pais e os professores sabem muito pouco do que está acontecendo com as crianças", diz a psicóloga Valquíria Trícoli, que fez a pesquisa de Atibaia.
O estudo mostrou que havia mais crianças estressadas na escola particular avaliada (58,82%) do que na escola pública (31,37%).
Nas três pesquisas foi empregado o "inventário de sintomas de estresse infantil" e a escala de mudanças que mais afetam a criança (veja testes na pág. ao lado).
Também foram consideradas outras fontes externas de estresse, como atividades e responsabilidades em excesso. E causas internas como a baixa auto-estima, o medo de Deus, a timidez e a ansiedade. Em todos os estudos, as causas internas afetavam mais as crianças que as externas.
Em Atibaia, 37,5% revelaram ter medo de Deus. "O bicho-papão passou a ser Deus", diz Valquíria.
Em Campo Grande, 70% das crianças pesquisadas na escola pública e 50% na particular revelaram tensão pelo medo dos castigos divinos. "Achávamos que o excesso de atividades era a primeira causa de estresse nas crianças", diz a psicóloga Marta Vieira Vilela, que realizou a pesquisa. "Mas a causa principal revelou ser o medo da punição de Deus."
Em segundo lugar apareceu a preocupação com a situação econômica dos pais. Quando a pesquisadora perguntou às mães o que mais preocupava seus filhos, elas citaram o medo de não ser bem-sucedido nas provas e de se sentir feio ou com defeitos.
As crianças mais submetidas a estresse são as obesas, conforme revelou pesquisa da psicóloga Marcia Maria Bignotto. Ela estudou 20 crianças de 7 a 12 anos que estavam acima do peso e que já participavam de um projeto infantil de prevenção cardiológica.
Entre essas mudanças estavam a ida para a escola, o nascimento de um irmão, a morte de um parente próximo ou a mudança de cidade.

Texto Anterior: A eliminação dos miseráveis
Próximo Texto: Estresse pode ser positivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.