São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Hoje é o último domingo para declarar

DA REDAÇÃO

Contribuintes do Imposto de Renda têm apenas mais quatro dias para preparar a declaração e entregá-la ao "leão", por meio de bancos credenciados, postos da Receita ou, se for possível, direto pela Internet.
O prazo termina na próxima quarta-feira, dia 30, e a Receita Federal não mostra qualquer disposição em adiá-lo.
Alguns postos da Receita em cidades como São Paulo terão esquema especial de atendimento até as 22h de quarta.
O próprio órgão solicitou aos bancos habilitados (veja a lista na pág. 2-10) o recebimento de declarações até as 22h, de segunda a sexta, mas o melhor é aproveitar este domingo para preencher o formulário e entregá-lo logo amanhã.
A correria de última hora, principalmente ao preencher o formulário e fazer os cálculos do imposto, tem tudo para provocar erros na declaração. Depois, vem dor de cabeça. Às vezes, a restituição atrasa devido a erros banais.
Quem tem computador em casa pode fazer a declaração em disquete ou mesmo entregá-la direto ao fisco, via Internet. Mas ainda assim é bom não atrasar. Prevê-se congestionamento nas linhas.
Até a última sexta-feira, a Receita havia registrado o recebimento de 162.134 declarações de pessoas físicas e jurídicas pela Internet.
O que mudou
Quem está acostumado a declarar o IR não terá grandes problemas neste ano. Há poucas novidades, boas e ruins.
A dedução de gastos com educação, por exemplo, ficou restrita ao ensino regular do 1º ao 3º grau, além de creches. APM, perua escolar, curso de inglês, de ginástica, tudo isso está vetado.
Liminar que autorizava os contribuintes de todo o país a abater as despesas integrais com qualquer tipo de instrução -além de R$ 1.700 por pessoa- foi suspensa na última sexta-feira.
O processo vai prosseguir, mas a Folha apurou, junto a três ministros do Supremo Tribunal Federal, que a Receita tem tudo para ganhar essa nova disputa jurídica.
Por via das dúvidas, relacione na pág. 2 do formulário completo (azul) todas as despesas que teve com educação em 96.
Neste ano, também há limite de idade para que filha solteira, viúva ou separada sem recursos possa ser considerada dependente.
Em compensação, podem ser abatidas contribuições à previdência privada. Nos gastos com saúde, próteses e aparelhos ortopédicos passaram a ser dedutíveis, desde que possam ser comprovados.
O desconto-padrão de 20%, embora limitado a R$ 8.000, foi estendido a todos os assalariados. Dependendo do perfil do contribuinte, a restituição pode engordar por conta desse abatimento único.
Para quem tem saldo de imposto a pagar, uma notícia ruim. O parcelamento até seis cotas ainda é permitido, mas o valor será acrescido de juros Selic, os mesmos que oneram a dívida pública federal.

LEIA MAIS sobre Imposto de Renda nas págs. 2-9 a 2-12

Próximo Texto: As regras básicas da declaração de 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.