São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotos de Sebastião Salgado estréiam no ranking

DA REDAÇÃO

"Terra", livro que reúne fotos de Sebastião Salgado e traz ainda um texto do escritor português José Saramago e um CD com quatro músicas de Chico Buarque, é a maior novidade na pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos no país em abril.
Outra novidade no ranking de não-ficção é o novo livro de Paulo Coelho, "Manual do Guerreiro da Luz", que reúne textos publicados na seção "Maktub", na Folha, entre 1993 e 1996. Também estréia na lista o livro "Meu Anjo", de Fausto Oliveira.
A liderança de não-ficção continua com "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman. A obra é também a primeira colocada no ranking geral, tendo vendido cerca de 3,5 vezes mais do que "O Paciente Inglês", que ocupa a primeira posição no ranking de ficção.
"Inteligência Emocional" é ainda o título que aparece no maior número de livrarias. Ele foi adquirido em 77% das lojas pesquisadas.
A única novidade na lista de ficção é o livro "Armadilha Aérea", de Michael Crichton.
A pesquisa Datafolha estima que 77% dos entrevistados têm renda superior a 15 salários mínimos mensais e 76% possuem, no mínimo, curso superior.
Os entrevistados que mais compram livros são das cidades de Belo Horizonte -com 1,7 livro por entrevistado- e Brasília -com 1,6.
A cidade de Porto Alegre apresenta a menor média de livros comprados: 1,2.
Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi realizado em 31 livrarias distribuídas geograficamente em nove capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife e Curitiba.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Nessa escolha também foi considerada a localização da loja -se em shopping, aeroporto ou na rua. A metodologia utilizada foi a do "flagrante de compra", que consiste na abordagem do entrevistado logo após a aquisição.
As entrevistas foram realizadas nos dias 12, 15, 16 e 17 de abril, durante o horário de funcionamento das lojas. Foram entrevistados 2.075 compradores, que adquiriram um total de 2.864 exemplares (média de 1,4 livro por comprador). A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.

Texto Anterior: A armadilha das aparências
Próximo Texto: FICÇÃO; NÃO-FICÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.