São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brilho atemporal

MARCELO LIMA

Leves e atuais, móveis e acessórios em alumínio imprime estilo à decoração
A princípio foram as lojas. Depois, foi a vez dos bares elegerem o alumínio como material básico para revestimentos e mobiliário.
Agora, o alumínio é forte tendência também na decoração de interiores, onde aparece combinado à madeira ou à cor branca, realçando a textura dos materiais.
Foi o que fez a decoradora Esther Giobbi na hora de definir os móveis para o seu escritório. O aparador de apoio à mesa, de madeira, recebeu tampo de alumínio fundido e teve também seus puxadores confeccionados no mesmo material.
Para completar o conjunto, dois contêineres de alumínio escovado servem como depósito de papéis.
Contrastando com a madeira, o material imprimiu maior leveza ao espaço, quebrando a monotonia típica dos móveis em madeira para escritórios.
Linguagem industrial
Também é grande a vinculação do alumínio com o estilo industrial, inspirado nos "lofts" nova-iorquinos -apartamentos montados na década de 80 em depósitos desativados. Nesses ambientes, as estruturas ficam aparentes, preservando a atmosfera de fábricas e oficinas.
Seguindo esse estilo, na cozinha aberta proposta pelo arquiteto Ricardo Varruzza, o alumínio tem como fundo o acabamento rústico e branco das paredes. Nela, Varruzza desenhou uma bancada com tampo de aço escovado e estrutura em tubos de alumínio, onde instalou também uma cuba aparente.
Além de delimitar o espaço, o móvel também serve de mesa de refeições. Com componentes aparentes e bancos hospitalares de alumínio com altura regulável, o ambiente lembra uma cozinha industrial, completado pela iluminação com fiação exposta.
Móveis mais leves
Presente em vários projetos, o alumínio parece reunir todos os valores que orientam o desenho do móvel contemporâneo: facilidade de produção em série, economia e respeito à ecologia, por se tratar de material reciclável.
Nas lojas, essas idéias se traduzem em móveis de visual e constituição mais leves, agradáveis de ver e de tocar. Com linhas mais suaves, eles não apresentam os excessos de ornamentação e o aspecto rústico dos móveis em metal produzidos na década de 80.
De acabamento preciso, revelam sempre em sua concepção um componente tecnológico que pode contrastar com elementos naturais e enriquecer a decoração.

Onde encontrar By Design: al. Gabriel Monteiro da Silva, 958, Jardins, zona sul, tel. 64-9600. Firma Casa: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.487, Jardins, zona sul, tel. 3068-0377. House Garden: av. Nações Unidas, 12.555 (shopping D&D), lj.306/60, Brooklin, zona sul, tel. 3043-9260. Zona D: rua Harmonia, 479, Vila Madalena, zona oeste, tel. 814-6299.

Texto Anterior: Blecaute radical
Próximo Texto: ÚTEIS E FÚTEIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.