São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cesáreas em excesso

IZABELA MOI

As brasileiras exageram nas cesarianas. Cerca de 50% do total de partos feitos no país são por cesárea. Em alguns hospitais de classe A de São Paulo, esse número chega a 80%, apesar de a Organização Mundial de Saúde indicar uma média não superior a 15%.
Parto normal pode significar mais dor, mas a recuperação mais rápida da mãe e a menor probabilidade de ocorrência de complicações pós-parto são suas principais vantagens.
O professor-titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP, Marcelo Zugaib, concorda. "A mortalidade materna é cinco vezes maior em cesarianas, perde-se cinco vezes mais sangue e o índice de infecção é dez vezes maior", diz.
Zugaib, no entanto, lembra que o mais importante é que o momento do nascimento seja o mais seguro e feliz possível, tanto para a mãe como para o bebê. "Cada caso deve ser observado individualmente. A obsessão por um parto natural, que pode não ocorrer, pode gerar frustração", afirma.

Texto Anterior: para não ser enganado
Próximo Texto: orquidário em sua casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.