São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poodles fashion

DEBORAH GIANNINI

Com blusas de capuz, coletes e vestidos, seis cãezinhos apresentaram a coleção outono/inverno 97 da Animania, distribuidora de artigos para "pet shops", no dia 14 de abril. Em um salão no Butantã (zona oeste), quatro Poodles, dois Yorkshires e um Pastor Alemão vestiram oito modelos de "soft", moletom felpudo. O tecido vem substituindo a lã, por ser mais confortável e causar menos alergia.
As roupas da Animania são da confecção Mr. Dog, que está lançando blusa com capuz, com zíper, com mochila nas costas, com ossinho pendurado e vestido. A numeração vai de 1 (Yorkshire) a 10 (Pastor). O preço de uma blusa com mochila número 3 para Poodle, por exemplo, custa R$ 20.
Mas, antes de vestir seu cão, é preciso observar se ele realmente está com frio e se gosta de usar roupinhas. "Geralmente cães pequenos, de pêlo curto e os tosados sentem mais frio", diz a veterinária Sandra Maria Fernandes.
Ela explica que cães grandes, apesar de aparentaram mais resistência, também sofrem com o frio. "Isso é comum nos Boxers, Dog Alemão e Dobermann", afirma.
Na hora de colocar a roupa é importante escolher o tecido e o modelo. "A lã pode desfiar e provocar alergias, como coceira". Além do "soft", outras alternativas são o plush, a meia-malha e o moletom.
A veterinária não aconselha roupas com botões e laços. "É preferível que não tenha nada que ele possa arrancar e engolir", diz.
Segundo ela, os cachorros preferem roupas que não tenham mangas, principalmente longas, que atrapalham os movimentos.
"Se ele relutar em colocá-la ou tentar tirar, é melhor desistir. Mas também há cães que adoram, levam a roupinha para o dono colocá-la".
Ela indica o uso de botinhas para cachorros de pêlo longo que forem passear na chuva. "Ela não deixa criar umidade no meio dos 'dedinhos' da pata".
Maqsem (loja da Animania). R. Mourato Coelho, 725, Pinheiros, zona oeste. Tel. 816-2001.

Texto Anterior: orquidário em sua casa
Próximo Texto: Respiração é a chave do balé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.