São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
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Perdas e Enganos

IZABELA MOI

Títulos de vídeo parecidos perturbam clientes e atendentes de locadoras
Se você quer alugar um filme na sua locadora e tem a recomendação de um amigo na memória, é melhor que tenha maiores informações além do título. No caso de "O Amante", o filme baseado no livro homônimo da escritora francesa Marguerite Duras, por exemplo, você encontrará quase uma dúzia de opções parecidas. Pode-se também estar procurando um clássico de Frank Capra dos anos 30 ("Aconteceu Naquela Noite") e se deparar com a história de um marciano que invade um cinema durante a sessão da meia-noite ("Aconteceu à Meia-Noite"). Ou se você decidir levar para casa o lançamento "Segredos e Mentiras", premiado no festival de Cannes do ano passado, e não prestar bastante atenção, poderá levar outro "Segredos e Mentiras" (A House of Secret and Lies), uma produção americana de quase dez anos atrás. A dentista Tânia di Pietro Perdise, 33, diz que já se enganou algumas vezes e admite que a distração foi sua. Levou a fita confiando no título, sem dar nem uma olhadinha na sinopse. "Só depois de estar assistindo percebia que o filme não correspondia à história que estava esperando", diz.
Na maioria dos casos, as confusões acontecem com títulos que acabam ficando parecidos não por falta de originalidade dos cineastas, mas por uma tradução tendenciosa para o português. Com o sucesso de um filme, seu título fica na lembrança e a associação com outro nome pode se tornar o melhor marketing. O filme "Bons e Velhos Companheiros" (Good Old Boys, de Tommy Lee Jones) cria uma relação imediata com "Bons Companheiros" (Goodfellas), de Martin Scorcese. Depois de "Instinto Selvagem", com Sharon Stone, não faltou aparecer um "Instinto Animal".
O que acontece muitas vezes, no entanto, não é a escolha consciente de clientes por filmes que possam ser parecidos, mas pura confusão.
As séries de aventura do cinema norte-americano são campeãs em títulos semelhantes. O advogado Jacques Gassmann Jr., 34, admite que "as palavras mortal, fatal, letal, são mesmo fatais: me confundem sempre". Gassmann acaba assistindo a dois filmes em vez de um; depois de terminar o que pegou por engano, é mais cuidadoso na vez seguinte e assiste ao que realmente queria.
Rodrigo Tardelli, 20, chegou à locadora procurando o filme "alguma coisa de matar", seguindo a opinião de seus amigos. Não lembrava exatamente do título, mas estava seguro de ser um filme de muita ação. O que ele procurava era "Duro de Matar", da série estrelada por Bruce Willis. Acabou alugando "Difícil de Matar", onde o ator principal era Steve Seagal, a que assistiu a contragosto. "Achei horrível", diz.
Pouca informação
Desfazer as confusões e tentar adivinhar que filme o cliente está procurando é o outro lado da moeda. Fabiana Pellegrino, 19, atendente da Blockbuster, diz que as pessoas chegam até a locadora com o mínimo de informação. Os filmes "Inimigo Íntimo", com o ator Harrison Ford, e "Íntimo e Pessoal", com Robert Redford, transformaram-se num único título: "Inimigo Íntimo e Pessoal". O filme "Pânico" transformou-se em "O Medo". "Seven", com Brad Pitt, já virou "Seven Eleven". Há clientes como Alexandre Cavalcanti, 26, que veio procurar um filme cujo enredo era a fuga da prisão de Alcatraz. Não sabia o título ou o nome de um ator. Em vez de alugar "A Rocha", com o Sean Connery, acabou levando "Um Sonho de Liberdade".
As confusões são muitas, mas as locadoras aceitam a troca da fita se o cliente pedir. O duro é preparar uma sessão com pipocas e amigos e ir com muita sede ao pote para assistir a um filme que ninguém esperava. Pior ainda se a troca não tiver valido a pena.

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