São Paulo, domingo, 27 de abril de 1997
Próximo Texto | Índice

Teste revela o melhor de cada perua

HENRIQUE SKUJIS
MARCELO TADEU LIA

HENRIQUE SKUJIS; MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Corsa Wagon, Escort SW, Palio Weekend e Parati mostram desempenho e consumo semelhantes

A Folha e o Instituto Mauá de Tecnologia colocaram lado a lado quatro peruas compactas nacionais, com preços em torno dos R$ 21 mil -a "velhinha" Parati GL 1.8 Mi e as novíssimas Corsa Wagon 1.6 16V, Escort Station Wagon GLX 1.8 16V e Palio Weekend 1.6 16V Stile-, satisfazendo a curiosidade de boa parte das famílias brasileiras.
A diferença entre o melhor e o pior modelo nos quesitos testados foi bastante tênue. Além disso, para levar bagagens, compras e filhos, as quatro correspondem plenamente às expectativas.
Em relação ao desempenho, uma surpresa. Esperava-se que a perua da Ford, com seu motor Zetec de 1.796 cc, 16 válvulas e 115 cavalos (cv) de potência, levasse a melhor, até com relativa folga.
Porém as marchas mais longas e a maior relação peso/potência (10,69 kg para cada cavalo) tiraram da Escort essa primeira vantagem.
A Palio, com melhor relação peso/potência (10,33 kg/cv), câmbio com engates curtos e uma 5ª marcha mais forte, levou ligeira vantagem sobre as demais concorrentes (veja quadro à esquerda).
A maior evidência ocorreu nas quatro acelerações aferidas: a Palio foi mais rápida em três; a Escort, em uma.
Tradição
A Parati, com sua aparência robusta e acabamento espartano, mostrou que ainda tem fôlego para enfrentar as rivais mais novas, principalmente pelo bom torque (força) em baixas rotações.
Com seu motor de 98 cavalos e 8 válvulas (todas as outras possuem motorização de 16 válvulas), a perua VW mostrou índices bem mais tímidos que as concorrentes nas acelerações.
Já nas retomadas, que medem principalmente a capacidade de o carro fazer ultrapassagens, ela conseguiu o melhor tempo em duas das cinco passagens aferidas.
Além disso, a Parati se mostrou bastante agradável de ser dirigida. O câmbio mantém a tradição da marca: tem os engates precisos, apesar de um pouco duro. A direção hidráulica mostrou confiança em altas velocidades.
No consumo, a briga também foi apertada. No trecho urbano, a Corsa levou a melhor, com 9 km/l. A Palio foi a mais econômica na estrada: com um litro, rodou 16,9 quilômetros.

LEIA MAIS sobre peruas às págs. 6-2 e 6-14

Próximo Texto: Tudo sobre as peruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.