São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997 |
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Universal prepara compra de mais 9 TVs
ELVIRA LOBATO
A Universal já tem um império de comunicação com 17 emissoras próprias de televisão e mais de 30 rádios. Para aumentá-lo, criou duas empresas para disputar as novas concessões que estão sendo oferecidas pelo governo em concorrências públicas. A Universal só perde em número de concessões próprias de TV para a Globo (18) e divide o segundo lugar com a RBS, da família Sirotsky. Edir Macedo começou a montar seu império de comunicação há apenas sete anos, quando comprou as três emissoras da Record em São Paulo, que pertenciam a Silvio Santos, por US$ 45 milhões. Compra em Salvador Até o final de 94, a Universal havia ampliado suas concessões próprias para seis; em 95, comprou mais oito e, em 96, incorporou mais duas. Neste ano, comprou a TV Itapuã, de Salvador, por cerca de R$ 30 milhões. Dermeval Gonçalves disse que a Record está preparada para participar de todas as concorrências que forem estratégicas do ponto de vista comercial ou de interesse da Igreja Universal do Reino de Deus. O Ministério das Comunicações abriu concorrências públicas para venda de 24 concessões de emissoras de TV. A Universal decidiu disputar 5 delas: Santos e Taubaté (SP), Santarém (PA), Criciúma (SC) e Pelotas (RS). Paralelamente, a igreja do bispo Macedo está negociando a compra de uma emissora em Vitória (ES) e a formação de parcerias em São Luís (MA) e Maceió (AL). Esta última é com o ex-governador de Alagoas Geraldo Bulhões, que disputa um canal na cidade. As concorrências foram agrupadas em dois lotes de 12 editais. As propostas para o primeiro lote foram entregues em abril, com exceção de uma -a de Palmas, em Tocantins-, cujas propostas serão entregues hoje. Na última segunda-feira, a delegacia do Ministério das Comunicações em São Paulo recebeu as propostas dos interessados na concessão de TV de Santos, com preço mínimo de R$ 367.389,00 fixado pelo governo. A Universal criou uma empresa chamada TV Record de Santos Ltda. para participar da concorrência. A empresa foi registrada em nome de quatro de seus bispos: Marcelo Silva (do Rio), Osvaldo Ceola (Campinas) e de Vanderval Lima Santos e Antônio Carlos Bulhões, ambos de São Paulo. Dermeval Gonçalves diz que a concessão para Santos vale pelo menos R$ 1 milhão. Com esta afirmação, ele sinaliza que a igreja puxou o preço para cima para derrotar seus competidores, entre os quais estão a Bandeirantes e o SBT. A concessão de TV que mais interessava à Universal no primeiro lote era a de Recife, mas a igreja ficou fora da disputa porque houve problema com o CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte) de um bispo que aparecia como sócio da empresa que iria disputar a licitação pública. Apenas três empresas apresentaram propostas para compra da concessão em Recife, cujo preço mínimo foi fixado em R$ 900 mil. Acordo em Recife A Folha apurou que a Universal fez um acordo de associação com um dos concorrentes. Ou seja, ela continua no páreo por meio de terceiros. Segundo Dermeval Gonçalves, a concessão de Recife vale pelo menos R$ 2 milhões. Nos meses de junho e julho próximos, o ministério vai receber as propostas para o segundo lote de 12 concessões de TV. A Universal disputará, com certeza, quatro concessões -Taubaté, Pelotas, Criciúma e Santarém- e é possível que entre em mais duas: Uberaba (MG) e Teófilo Otoni (MG). Para disputar as licitações na região Sul, a igreja criou a empresa Sistema Record de Comunicação Ltda.. A concessão em Taubaté será disputada em nome da empresa TV Record de Santos. Texto Anterior: Os argumentos Próximo Texto: As TVs da Universal Índice |
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