São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos de câncer devem dobrar até 2025

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de casos de câncer no mundo vai dobrar até 2025, segundo o Relatório Anual da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Só na União Européia, até 2005 haverá um aumento de 33% nos casos de câncer de pulmão entre as mulheres e de 40% nos casos de câncer de próstata em homens.
Em 96, 6,3 milhões de pessoas morreram em decorrência de câncer, e foram diagnosticados 10,3 milhões de novos casos.
Segundo estimativas da OMS, havia no ano passado 17,9 milhões de pessoas vivas que haviam sido diagnosticadas como portadoras de câncer havia mais de cinco anos. Do total, 10,5 milhões eram mulheres. Dessas, 5,3 milhões tinham câncer cervical, de mama ou de colo do intestino.
Os tipos de câncer que afetaram e mataram mais gente em 96 foram: pulmão, estômago, colo intestinal, fígado, mama, esôfago, boca e cervical. Esses oito tipos de cânceres atingiram 6,2 milhões de pessoas e mataram 3,9 milhões.
Eles equivalem a 60% do total de de mortes causadas por câncer e de novos casos registrados no ano passado.
O hábito de fumar é responsável por 1 em cada 7 mortes de câncer que acontecem no mundo (leia texto nesta página).
Segundo a OMS, o que mais preocupa na análise da evolução dos casos da doença é o número crescente de mulheres com câncer de pulmão ou de mama.
Mais da metade de todos os casos de câncer de mama está em países industrializados. A incidência está aumentando na maioria dos países, inclusive onde até há pouco tempo havia poucos casos.
Países em desenvolvimento
Os cânceres de fígado, esôfago, cervical, bucal e de estômago são os que mais afetam os países em desenvolvimento.
Cerca de 85% dos casos de câncer de esôfago estão nos países do Terceiro Mundo. Outro tipo de câncer que afeta majoritariamente países em desenvolvimento é o cervical: 80% estão ali. Já nos países industrializados, o câncer cervical está em declínio, graças aos programas de detecção precoce e prevenção.
O câncer de fígado -que matou 386 mil pessoas no ano passado- atinge mais os países em desenvolvimento. Só a China é responsável por 55% de todos os casos.
O risco de desenvolver câncer de fígado é duas vezes maior para homens. Cerca de 83% dos casos são consequência da hepatite B. Os demais casos são quase todos fruto do uso abusivo do álcool.
Outro tipo de câncer que atinge sobretudo países em desenvolvimento é o de estômago: 66% dos casos estão em países do Terceiro Mundo. Só 1 em cada 5 pacientes de câncer de estômago sobrevive cinco anos após o diagnóstico.

A colunista Barbara Gancia está de férias

Texto Anterior: Os corpos de nossas meninas
Próximo Texto: Leitor pede colocação de lombadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.