São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira mundial de supermercados começa neste domingo nos EUA

Supermercadistas brasileiros investem mais em informatização

DANIELA FERNANDES
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

A FMI (Food Marketing Institute), maior feira mundial de alimentos, equipamentos e tecnologia para supermercados, começa neste domingo em Chicago.
Os representantes brasileiros desse setor do varejo estão buscando nos EUA, onde estarão reunidos 1.300 expositores em uma área de 145 mil metros quadrados, as últimas novidades em produtos e serviços.
Os supermercados brasileiros estão investindo pesado em informatização. Do Real até o momento, o setor investiu US$ 1 bilhão.
Nos próximos três anos será investido mais US$ 1,5 bilhão, sendo US$ 300 milhões em 97, afirma Paulo Afonso Feijó, presidente da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).
O objetivo é reduzir custos -com melhor controle de estoques- e aumentar a competitividade. Outra meta é atrair o consumidor com lojas mais eficientes.
Baixa automação
Mas o número de supermercados informatizados no Brasil ainda é muito baixo. Nos EUA, segundo ele, 65% das lojas são automatizadas. No Brasil, apenas 3,5%, de um total de 44 mil.
As cerca de 1.500 lojas informatizadas no país representam, segundo ele, 28% do faturamento do setor, de R$ 46,8 bilhões no ano passado. Em 95, a informatização correspondia a 8% das vendas.
A diferença entre os 3,5% de lojas informatizadas no Brasil e o que isso representa no faturamento total do setor é explicada pela concentração do mercado.
Segundo dados da Abras, os 20 maiores supermercados do país detêm 40,5% das vendas.
A meta é que a automação represente 60% do faturamento nos próximos três anos, diz Feijó.
Os supermercadistas brasileiros também irão ver os lançamentos das indústrias de alimentos presentes à FMI. Atualmente, os importados correspondem a 3% das vendas do setor, o mesmo índice do ano passado.
Segundo Feijó, esse percentual deverá se manter, devido, principalmente, às medidas do governo para restringir as importações.
Visitas técnicas
Antes de participar da feira em Chicago, a delegação brasileira realizou visitas técnicas a oito supermercados de Los Angeles, cidade dos EUA onde os supermercados faturam mais.
As vendas atingiram US$ 11,5 bilhões em 95 (último dado disponível), o que representa cerca de 24% do faturamento total dos supermercados brasileiros.

A repórter Daniela Fernandes viaja a convite da Abras

Texto Anterior: Taxa de instalação de telefone vai variar de acordo com a área
Próximo Texto: Concorrência nos EUA é maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.