São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecno e rock'n'roll se entrecruzam em "Dig Your Own Hole"

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Esqueça o clichê do embate entre rock'n'roll e tecno que anda zanzando por aí, exacerbado pelo lançamento do explosivo segundo álbum dos Chemical Brothers.
Tecno é a moda -mais e mais adeptos surgirão da treva. Se até os mais antigos já aceitam reconhecer que muito pouco tem acontecido nas fileiras do rock, declará-lo agonizante, putrefato ou coisa assim é chutar cachorro morto.
É natural, então, que um disco como "Dig Your Own Hole" conquiste tanta atenção. O novo trabalho, espantosamente superior em criatividade ao antecessor "Exit Planet Dust" (95), contém em si tantas toneladas de ousadia quanto as que faltam a discos de Oasis, Foo Fighters, Smashing Pumpkins, Bush, Nada Surf.
Mas importa se os Brothers são rock ou tecno? Não é difícil argumentar que as faixas mais sensacionais do novo CD, "Block Rockin' Beats" e "Setting Sun" (esta com vocais do oasis-boy Noel Gallagher), são rock'n'roll.
Sempre paralelas ao longo da história, a rebeldia rocker e a baba para sacudir esqueleto parecem, pela primeira vez, ver cruzarem-se seus caminhos, e isso é novo.
Seus refrões têm aquele potencial catártico que faz uma arena vir abaixo, e aí rock e tecno são a mesmíssima coisa. O rock anda entediado, dessexualizado, mas o tecno não surge como o antídoto ao tédio, já que em suas batidas repetitivas a melancolia e a apatia frente ao presente são preponderantes.
Surge como alternativa ao rock sendo tão autista quanto ele, com uma diferença capital. Em tempos de desenfreado individualismo, música como a que fazem os Brothers se impõe como experiência sensorial profunda, radical, hedonista como o rock já não sabe ser.
Se nada há a fazer no mundo, pode-se ligar um petardo como "It Doesn't Matter" -a sala vibra, o sofá parece levantar vôo, e tudo é poder da música, sem aditivos. Quando antes se pôde ter tanta experiência sem sofrer os sobressaltos do lado de fora, as dores do sexo, os contra-efeitos da droga?
Tal é o mundo de hoje. E sua música é tão cega -e assexuada- quanto o rock. Mas aponta para o futuro, seja ele qual for.

Disco: Dig Your Own Hole
Banda: The Chemical Brothers
Lançamento: Virgin
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Batidas arrasam quarteirão em Chicago, EUA
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.