São Paulo, sexta-feira, 2 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Jovens dos EUA fazem sexo mais tardiamente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A primeira relação sexual de adolescentes norte-americanos está acontecendo mais tardiamente, segundo estudo realizado pelo Departamento de Saúde dos EUA. É a primeira vez em 25 anos que o fato é constatado.
Segundo o estudo, 50% das adolescentes entre 15 anos e 19 anos tiveram relação sexual em 1995. O índice era de apenas 29% em 1970.
Entre os garotos da mesma faixa etária, a cifra observada foi de 55%, ao contrário do que acontecia em 1988, quando 60% deles já havia tido uma relação sexual.
O estudo também observou um maior uso de contraceptivos entre os adolescentes em sua primeira relação sexual: 76% deles o utilizaram. Em 1990, 64% dos jovens usavam contraceptivos e, nos anos 70, a porcentagem de adolescentes que os usavam nessa circunstância era de apenas 18%.
Os resultados da pesquisa também mostraram que a gravidez entre as adolescentes caiu 8% entre os anos de 1991 e 1995, e que 90% das jovens entre 18 anos e 19 anos disseram ter recebido informações acerca de doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo a secretária Donna Shalala, o aumento da atividade sexual entre adolescentes parou. O estudo mostrou ainda que 16% das garotas menores de 16 anos declararam ter tido a primeira relação sexual por vontade própria.

Texto Anterior: Hipertensos têm defeito nas células cardíacas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.