São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

...E o rock'n'roll ainda respira

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Trio feminino Shonen Knife dá vida ao pop japonês, bandas norte-americanas Mazzy Star e Eels investem na melodia e na delicadeza e grupo Gravity Kills aposta fichas no som industrial
Shonen Knife
Só a moda globalizadora permitiria o feito do trio Shonen Knife, apelidado de a maior banda pop japonesa -e isso não significa pouco, por estranho que possa parecer a ouvidos ocidentais.
A banda já tem estrada e lança agora nos EUA seu novo CD, "Brand New Knife", editado primeiramente no Japão, em agosto passado. No Brasil, nem sinal.
Faz parte de uma cena vigorosa, que se apropria de valores do rock e do pop do lado de cá e coloca o Japão no mapa pop do Ocidente.
Não pense em nada como gueixas ou "Japan Pop Show". O fenômeno -majoritariamente feminino- adota ventos que vão do trip hop do Cibo Matto ao bregapop deslavado do Pizzicato Five. Knife é a ponta mais roqueira.
Naoko Yamano, Michie Nakatani e Atsuko Yamano fazem punk cândido em que o peso de guitarras nunca disfarça a meiguice das meninas. Assim são as faixas "E.X.P.", "Magic Joe" e "Keep on Rockin'" (um heavy à Joan Jett).
Parecem Ramones, Buzzcocks, Jam, a lengalenga toda. Mas o modelo mesmo -e isso as faz deliciosas- é o pop punk new wave do Blondie da musa Deborah Harry.
Ninguém que tomasse tal referência soaria antipático, mas elas se mostram dignas da mestra em bossas como "Exploding", "Tower of Sun" e na melodia irreparável de "Wind Your Spring".
No resto do tempo, propagandeiam coisinhas de comer ("Fruits & Vegetables") e xingam bichinhos ("Frogphobia");. quando descambam, quase ficam mais legais ainda, mergulhando em louca breguice à Burt Bacharach e Carpenters ("The Perfect World") ou no country de ninar "One Week".
Aí, quando você pensa que o CD acabou, começa tudo de novo... em japonês. Globalizadas, nem aí parecem uma banda oriental.

Disco: Brand New Knife
Banda: Shonen Knife
Lançamento: Big Deal/MCA (importado)
Quanto: R$ 22
Onde encontrar: Bizarre (tel. 011/220-7933)

Texto Anterior: Mostra revela vanguarda mineira
Próximo Texto: Gravity Kills
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.