São Paulo, terça-feira, 6 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seminário discute marketing cultural

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um seminário vai reunir nos dias 8 e 9 representantes do governo, produtores e patrocinadores culturais e intelectuais para discutir a situação e os efeitos do marketing cultural no Brasil.
Mais do que falar sobre leis de incentivo, a proposta dos organizadores -a empresa Informações Culturais- é abordar como se pensa a cultura no país, o que se faz e espera em termos de produção cultural e a questão da qualidade dos projetos e eventos.
"Existem questões que, até agora, ficaram em segundo plano. Por exemplo, como conferir qualidade aos projetos beneficiados por leis de incentivo? E qual o real papel dos governos municipal, estadual e federal? Não há, no Brasil, nenhuma política cultural em termos de conteúdo", afirmou Pedro Brás, da Informações Culturais, um dos organizadores do evento.
Temas
Para encontrar essas e outras respostas, o seminário "Marketing Cultural: Um Investimento com Qualidade", que será realizado no Museu de Arte Moderna, foi dividido em quatro temas.
O primeiro é "Cultura e Sociedade no Brasil", com a participação do diretor-superintendente do Instituto Moreira Salles, Antônio de Franceschi, do cineasta Carlos Reichenbach, do escritor e professor de filosofia Renato Janine Ribeiro e do professor da Unicamp Renato Ortiz.
Segundo Pedro Brás, nesse bloco a intenção é fazer uma retrospectiva da história da cultura no Brasil, lançando as bases para a discussão.
Em seguida, o tema é "Cultura, Mercado e Marketing Cultural" com a participação de Cândido José Mendes de Almeida, diretor do Centro Cultural Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, o presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge da Cunha Lima, a diretora de marketing da Porto Seguro, Rosana Stievano, e Yacoff Sarkovas, diretor-geral da Articultura.
Incentivos
O terceiro tema é "As Leis de Incentivos Fiscais à Cultura", com o secretário executivo do Fórum Intermunicipal de Cultura, Hamilton Faria, o secretário de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura, José Álvaro Moisés, o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça, e a gerente de Eventos e Projetos Culturais do Banco Real, Maria Beatriz Henriques.
Segundo Brás, Marcos Mendonça foi convidado já que é autor de uma das leis de incentivo vigentes no país. "Não há ninguém da prefeitura porque não queríamos regionalizar a discussão em termos de São Paulo", afirmou.
O último tema a ser discutido é "Qualidade na Cultura, a Cultura da Qualidade", que reúne Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo, o escritor Fernando Morais, a jornalista e professora da PUC-SP Helena Katz e o sociólogo José Carlos Durand.
Livro
As discussões no seminário serão transcritas e vão dar origem a um livro, a ser distribuído e vendido em todo o país.
"Queremos disseminar isso para quem não tiver acesso ao evento", afirma Brás.
Nesse sentido, a Informações Culturais também realizou um vídeo documentário, a ser distribuído gratuitamente para produtores culturais e empresários interessados no setor.

Seminário: Marketing Cultural: Um Investimento com Qualidade
Quando: dias 8 e 9 de maio
Onde: MAM (Museu de Arte Moderna), no parque Ibirapuera
Inscrições: gratuitas, pelo telefone (011) 573-3257

Texto Anterior: Museu da Pessoa lança hoje seu site
Próximo Texto: Brasília vê marcas do descobrimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.