São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regime militar investigou óvnis e ETs

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O regime militar brasileiro (1964-1985) investigou, nos anos 70, casos de supostos aparecimentos de discos voadores e espionou as atividades dos especialistas brasileiros em ETs (extraterrestres).
Documentos do extinto Dops (Departamento de Ordem Política e Social), hoje guardados no Arquivo do Estado de São Paulo, mostram que os chamados serviços de informação perderam tempo e dinheiro averiguando o "sequestro" de um comerciante paulista por tripulantes de um objeto voador não-identificado (óvni).
Os documentos também mostram que o Dops chegou a convocar para depor dois ufólogos, pessoas que são estudiosas de óvnis (UFOs, em inglês), e infiltrou um agente para acompanhar as reuniões periódicas de um grupo de apaixonados por discos voadores.
Localizados pelo historiador Cláudio Tsuyoshi Suenaga, os documentos confirmam algo que os ufólogos brasileiros sempre suspeitaram, mas que a comunidade científica via apenas como mais um sintoma da mania de perseguição que acomete muitos desses estudiosos: "Os militares sempre se preocuparam com o fenômeno óvni", diz Suenaga.
"Arquivo X"
O historiador, que prepara tese de mestrado sobre o tema na Unesp (Universidade Estadual Paulista), vai além: "É claro que existe um 'Arquivo X' brasileiro. Até hoje existe preocupação do governo brasileiro com esse tema".
Suenaga está se referindo ao seriado norte-americano de ficção científica "Arquivo X", exibido no Brasil pelas TVs Record e Fox.
O programa conta a história de dois agentes do FBI envolvidos na investigação de casos supostamente inexplicáveis (óvnis, ETs, paranormalidade etc), arquivados sob a rubrica "arquivo X".
O FBI (o serviço secreto norte-americano) jamais confirmou a existência de um arquivo do gênero -fato que ajuda a alimentar o enorme culto em torno do seriado, já em seu quarto ano de existência.
No Brasil, a Aeronáutica informa oficialmente que não investiga óvnis, mas há indícios que mostram exatamente o contrário (veja texto na página ao lado).
Na avaliação de Cláudio Suenaga, os documentos do Dops que encontrou mostram claramente que o interesse original dos serviços de informação era pelo "fenômeno óvni em si".
À medida que a investigação da polícia política evolui, o foco de atenção passa a se concentrar nas atividades dos ufólogos, visando averiguar se praticavam algum tipo de atividade "subversiva".
"Os documentos que encontrei são apenas uma parte, uma pequena parte, do 'Arquivo X' brasileiro", diz Suenaga.

Texto Anterior: Dieta ajuda tratamento da hipertensão arterial; Livro dá dicas sobre a saúde do trabalhador; Estudo associa vacinas contra pneumonia; Conferência discute doença de Alzheimer; Bioquímica médica tem simpósio internacional; Pilotar um jet ski pode ser muito perigoso
Próximo Texto: Dops queria saber se ufólogos eram 'subversivos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.