São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rap de SP celebra novo disco dos Racionais

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O rap, que imperou nos últimos dias com um passeio de Coolio pela cidade, guardou para hoje uma parada nacional com dez dos melhores grupos do país.
O evento tem um motivo para lá de nobre: o pré-lançamento do novo disco do grupo Racionais MC's, seguramente mais conhecido que os Beatles e o Oasis pelos jovens da periferia miserável de São Paulo.
O nome do disco já diz tudo sobre o som e a fúria dos rapazes da extrema zona sul da cidade: "Sobrevivendo no Inferno".
Inferno, nesse caso, tanto pode ser um corredor da morte do presídio do Carandiru, localizado na zona norte de São Paulo, como qualquer beco do subúrbio, onde crianças costumam acordar com cadáveres na porta das casas.
Foi no presídio que os Racionais foram buscar relatos. Uma letra inclusive foi feita em parceria com um detento, para o disco.
É o Carandiru, que já tem grupos bons de samba e pagode, como o Reunidos por Acaso, que agora adentra o terreno do rap.
Longa jornada
Antes da entrada dos Racionais, com show por volta das 23h, o megaevento na casa Cenários junta nove grupos de primeira linha do rap paulistano, em uma longa jornada que começa às 16h.
Tem, por exemplo, um grupo que faz, com engenho e arte, um rap com levada de samba.
É o Potencial 3, que perdeu a sua formação original depois do primeiro disco, mas continua firme em respeito às tradições sanguíneas: parentes dos rapazes estão ligados às escolas e terreiros do samba paulista.
Um pouco antes (20h10), quando estiver começando o "Fantástico" nos lares brasileiros, vem a rebeldia do Sistema Negro, também um respeitado grupo entre os rappers paulistanos.
A longa jornada que celebra a chegada do novo disco dos Racionais apresenta ainda o peso e balanço do RPW (21h10), um grupo de São Paulo com história na cena do hip hop nacional.
Como também é o caso do DMN, que entra às 22h10, quando as "mesas redondas" de futebol começam a invadir as TVs.
O encontro, realizado pelas equipes Blackout e Zambaben, tem ainda os gemidos dos vinis do Stillo Radical, Autentic Rap, Fatos Mortais e Face Negra.
Uma chance para quem ainda não viu a grande festa hip hop na cidade, essa sociologia urbana para se aprender dançando.

Evento: pré-lançamento do disco dos Racionais
Quando: hoje, a partir das 16h
Onde: Cenários (r. Robert Kennedy, 3.587, Interlagos)
Quanto: R$ 8,00 (homens) e R$ 5,00 (mulheres)

Texto Anterior: Lider era tido como "louco"
Próximo Texto: Guia da Folha SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.