São Paulo, domingo, 11 de maio de 1997
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Leasing é a melhor opção para compras a prazo

Financiamento por CDC pode deixar o carro até 20% mais caro

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quer comprar um carro a prazo deve descartar o financiamento pelo Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e partir para o leasing ou para o consórcio.
O aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6% para 15%, anunciado pelo governo no último dia 3, aumentou o valor das prestações do CDC em até 10%. A medida não afeta as compras por leasing ou consórcio.
Com a mudança, o financiamento pelo CDC de um carro de R$ 12,5 mil, por exemplo, pode sair até R$ 2.500 mais caro que o leasing (veja quadro ao lado).
Pelo CDC, após pagar entrada e 24 prestações, o consumidor terá gasto R$ 19.172. No leasing, o total será de R$ 16.672. Quem optar pelo consórcio vai pagar R$ 14.950.
O matemático financeiro José Dutra Sobrinho explica que, antes do aumento do IOF, o leasing já era opção melhor do que o CDC.
O diretor da concessionária Nova Geração (VW), Maier Gilbert, também aposta no leasing, mas diz que o brasileiro ainda foge do sistema porque o carro fica em nome da instituição financeira. "É um fator psicológico, já que no final do pagamento, o carro vai para o nome do consumidor", diz.
Dutra cita ainda o consórcio: "Se o consumidor pretende dar um lance alto, estará fazendo um grande negócio". O problema é que "se o carro subiu 5%, a prestação sobe junto", explica. Nesse caso, paga-se também uma taxa de adesão ao grupo do consórcio.
Sérgio Reze, presidente da Fenabrave -reúne as concessionárias-, acredita que o impacto nas vendas seria maior se os prazos de pagamento fossem reduzidos.
O diretor comercial do banco GM, Luiz Carlos Andrade Jr., calcula que a participação do leasing nas vendas deve crescer de 7% para 20%, enquanto a do CDC deve cair de 32% para menos de 20%.

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