São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Próximo Texto | Índice

Ligações perigosas 1; Ligações perigosas 2; Se perder uma...; Natureza presidencial; Não ajudar dificuldades; Questão de conveniência; Luta interna; Caiu fora; Promessa presidencial; Para fazer política; Rede de intrigas; Divisão de trabalho; Sucessão paulista; Verde em risco; Investimento público; Solução em estudo

Ligações perigosas 1
FHC recebeu no Planalto os governadores Amazonino Mendes (AM) e Orleir Cameli (AC) em 27 de janeiro, véspera da votação da reeleição em 1º turno na Câmara. Os dois deram ajuda valiosa na aprovação da emenda.

Ligações perigosas 2
O presidente esteve pelo menos 4 vezes com Amazonino Mendes (PFL) neste ano -3 delas fora da agenda oficial. E também se encontrou com Orleir Cameli (sem partido) 3 vezes, 2 delas fora da agenda oficial.

Se perder uma...
Tucanos próximos a FHC dizem que a campanha da reeleição deve ser sustentada por dois pilares: o Real (traduzido na idéia de que o Brasil mudou para melhor) e o fato de não haver corrupção associada ao governo.

Natureza presidencial
Pessoa que conhece FHC há anos julga errado o presidente viver a desqualificar os críticos e a fazer frases de efeito como "Não entendo nada de Vale". Mas afirma: "É um traço da personalidade e é impossível mudar um homem de 65 anos".

Não ajudar dificuldades
A pesquisa Datafolha de anteontem mostrando que nas simulações de 1º turno FHC teria menos votos que a soma total dos adversários reforçou entre tucanos a tese de que se deve evitar candidatura do PMDB em 98.

Questão de conveniência
Está engavetado há dois anos e três meses na Mesa da Câmara projeto do PT para mudar o regimento da Casa. "O governo prefere o vazio do regimento para manipulá-lo", diz Genoino (PT).

Luta interna
No PT paulista, é grande a insatisfação com Lula. Avaliam que é ele quem tem estimulado os articuladores de Covas a falar em aliança com o partido em 98.

Caiu fora
O advogado Eros Grau pediu cancelamento da consultoria que dava à Cesp para preparar a privatização de energéticas. Ficou contrariado com o vazamento de parecer seu à empresa.

Promessa presidencial
Para tentar garantir a aprovação da emenda da reeleição também para governadores e prefeitos, FHC tem acenado aos senadores com rigorosa legislação contra o uso da máquina e o abuso do poder econômico em 98.

Para fazer política
Conselho dado a FHC sobre o preenchimento dos Transportes: nomear um peemedebista histórico, capaz de articular as correntes do partido. Pois a pasta já mostrou que está andando.

Rede de intrigas
O PTB deve exigir que Arlindo Porto (Agricultura) tome a decisão de pedir a FHC que defina com quem quer ficar. Com ele, Porto, ou com os secretários da pasta que falam mal do ministro.

Divisão de trabalho
Sergio Amaral terá um reserva a partir de 1º de julho. É o conselheiro do Itamaraty George Lamaziere (hoje em Genebra), que será acionado quando o porta-voz estiver fora de Brasília.

Sucessão paulista
A cúpula paulista do PFL esteve com Covas ontem. O partido está com um pé na canoa do tucano e com o outro na de Maluf.

Verde em risco
Estimulados por políticos locais, moradores das cidades da região do Parque Nacional do Iguaçu (PR) invadiram a reserva e reabriram a estrada do Colono na quinta. Até ontem à tarde a polícia ainda não havia atuado.

Investimento público
A Cesp está investindo R$ 1,5 bi em quatro anos de governo Covas para terminar a usina de Porto Primavera, no Pontal do Paranapanema. A retomada da obra, que começou no início dos anos 80, gerou 4.500 empregos.

Solução em estudo
O governo quer acabar com estoques reguladores para garantir o preço mínimo de produtos agrícolas. Pagaria a diferença entre esse valor e o preço de mercado diretamente aos produtores.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De João Paulo Cunha (PT-SP), sobre Luiz Carlos Mendonça de Barros (BNDES) dizer ter "muita dificuldade em lidar com a ignorância", ao explicar o que julga derrota do governo na batalha da venda da Vale junto à opinião pública:
- Chama o povo de ignorante e mostra que os tucanos são arrogantes até para dar desculpa de mau perdedor.

Próximo Texto: Polêmica providencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.