São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes pedem crédito agrícola

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) quer que o governo federal aprove crédito de R$ 2 bilhões ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).
"Estamos cansados de conversa sem resultado, e eu não sei se conseguiremos segurar essa gente no caso de o governo não responder às nossas necessidades", disse o presidente da Contag, Francisco Urbano.
Uma comissão da Contag entregará hoje ao ministro Antonio Kandir (Planejamento) a pauta de reivindicações do protesto e a carta de prefeitos, vereadores e deputados estaduais que apóiam o aumento do crédito para o Pronaf.
O valor pleiteado pela Contag dobra o orçamento do Pronaf aprovado em 96. A entidade quer também a liberação do crédito sem a cobrança de juros, conforme a pauta do protesto "Grito da Terra, Brasil", que começou ontem em Brasília e em vários Estados.
Pela metade
Segundo o presidente da Contag, apenas R$ 560 milhões dos recursos aprovados em 96 foram liberados por causa da burocracia.
Por isso, está sendo reivindicada a criação de um fundo para oferecer garantias reais aos bancos para a liberação dos empréstimos.
Outra exigência dos agricultores é a criação de taxas para desestimular a importação de produtos agrícolas subsidiados . "Em todo o mundo, a agricultura recebe subsídios e aqui não poderá ser diferente", disse Urbano.
Viúvas
A manifestação "Grito da Terra, Brasil" trouxe este ano o protesto das viúvas de trabalhadores rurais assassinados em conflitos. Três representantes do MVC (Movimento das Viúvas no Campo) vieram a Brasília pedir a punição dos autores das mortes de seus maridos.
"Queremos Justiça", disse a maranhense Terezinha Rodrigues Amorim, que participou do protesto vestida de preto.
Segundo Terezinha, a principal dificuldade das viúvas é pagar um advogado que insista no andamento dos processos. "Só os mandantes têm advogados para arquivar os processos", disse ela.

Texto Anterior: Corpo de namorada de PC é exumado pela segunda vez
Próximo Texto: Fazendeira acampa por indenização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.