São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
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Agência vai promover exportação brasileira

SÉRGIO LÍRIO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O Brasil deve ganhar até o final do ano -ou início do próximo- uma agência de incentivo ao comércio exterior, função hoje exercida pelo Itamaraty.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, a agência, com funções executivas, será uma associação entre o poder público e a iniciativa privada e provavelmente terá gestão independente do governo.
Com a criação da agência, informou Lampreia, o Itamaraty passará a cuidar das áreas de informação comercial, dando suporte à agência e aos exportadores.
A tendência é que a agência utilize parte da estrutura das embaixadas brasileiras e da experiência acumulada pelos técnicos do Itamaraty, mas seja dirigida por representantes da iniciativa privada.
Lampreia disse que estudo da consultoria Booz-Allen, encomendado pelo Ministério das Relações Exteriores, indicou que o modelo de promoção comercial do Itamaraty está "caduco" e não atende às necessidades do país.
"O sistema de promoção comercial do Itamaraty funcionou bem nos anos 70, mas se esgotou", disse ontem o ministro, durante debate na AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), no Rio.
A idéia de criação da agência foi bem recebida pelos exportadores que debateram com o ministro.
Para o presidente da AEB, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, apesar de o perfil da agência não ter ficado claro, sua criação tende a melhorar o desempenho do Brasil no comércio exterior.
"O Brasil precisa de uma ação comercial mais intensa, como também precisa trabalhar sua imagem no exterior", afirmou.

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