São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997 |
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Agência vai promover exportação brasileira
SÉRGIO LÍRIO
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, a agência, com funções executivas, será uma associação entre o poder público e a iniciativa privada e provavelmente terá gestão independente do governo. Com a criação da agência, informou Lampreia, o Itamaraty passará a cuidar das áreas de informação comercial, dando suporte à agência e aos exportadores. A tendência é que a agência utilize parte da estrutura das embaixadas brasileiras e da experiência acumulada pelos técnicos do Itamaraty, mas seja dirigida por representantes da iniciativa privada. Lampreia disse que estudo da consultoria Booz-Allen, encomendado pelo Ministério das Relações Exteriores, indicou que o modelo de promoção comercial do Itamaraty está "caduco" e não atende às necessidades do país. "O sistema de promoção comercial do Itamaraty funcionou bem nos anos 70, mas se esgotou", disse ontem o ministro, durante debate na AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), no Rio. A idéia de criação da agência foi bem recebida pelos exportadores que debateram com o ministro. Para o presidente da AEB, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, apesar de o perfil da agência não ter ficado claro, sua criação tende a melhorar o desempenho do Brasil no comércio exterior. "O Brasil precisa de uma ação comercial mais intensa, como também precisa trabalhar sua imagem no exterior", afirmou. Texto Anterior: Secretário não vê problema Próximo Texto: NY bate recorde e Bovespa sobe 1,8% Índice |
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