São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
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Porta da frente; Mero ajuste; Investimento gordo; Olho overnight; Segredo de polichinelo; Matando dois coelhos; Fatiando o mercado; Conquistando o ponto; Pelo espaço; Vendas em alta; Ampliando a parceria; Rede maior; Semeando o futuro; Pesos-pesados

Porta da frente
Parte dos recursos que deixam o país pelo dólar flutuante (um segmento do turismo) volta pelo câmbio comercial. É um efeito da maior facilidade dada pelo BC de registro legal das operações.

Mero ajuste
Para o Citibank, a redução do IOF na entrada de dólares é só uma adequação das alíquotas a um cenário de juros mais baixos. Os investimentos em renda fixa em outros países emergentes continuam mais atraentes do que no Brasil.

Investimento gordo
A Parmalat investiu US$ 2,5 milhões no desenvolvimento de produto inédito no Brasil: o creme de leite light, que chega aos supermercados nesta semana.

Olho overnight
Um investidor estrangeiro em visita ao país foi surpreendido por um economista de banco estrangeiro: "Vocês acompanham os resultados da balança comercial todo mês?!", exclamou. "Não", respondeu o economista, "todo dia".

Segredo de polichinelo
O dado sigiloso de embarque nos portos -que todos os bancos têm- mostra, até sexta, uma balança superavitária: exportações de US$ 1,415 bilhão contra importações de US$ 1,339 bilhão.

Matando dois coelhos
A Real Seguros vai usar seus corretores para vender cartão de crédito. Cada mil pontos de uso nos cartões darão desconto na renovação ou contratação de seguros.

Fatiando o mercado
As financeiras e o comércio já estabeleceram formas heterodoxas para repartir parte do ganho propiciado pelas vendas financiadas.

Conquistando o ponto
Para ter exclusividade do ponto, as financeiras pagam para concessionárias até 10% sobre os empréstimos, como taxa de comissão. Crédito para veículos é considerado o filé mignon do segmento.

Pelo espaço
No caso das lojas do varejo, as financeiras não pagam comissão, mas um aluguel pelo uso do ponto.

Vendas em alta
A Federação do Comércio de São Paulo fechou o balanço de abril. As vendas físicas continuam em alta e o faturamento real em baixa. No segmento de bens duráveis, as vendas cresceram 4,18% no ano e o faturamento recuou 4,19%.

Ampliando a parceria
A ABC Bull colocou em prática um novo tipo de relacionamento com suas revendas. Criou o "advisory board" e os representantes comerciais passaram a influir nas decisões estratégicas de negócios, marketing e novos produtos.

Rede maior
A Land Rover do Brasil, divisão da BMW do Brasil, inaugurou mais três revendas autorizadas. Quer fechar o ano com 20 concessionárias (tem hoje 16) e vender 1.200 unidades, contra 403 em 96.

Semeando o futuro
A New Holand fechou acordo com a Unesp de Jaboticabal (SP) para dar curso de treinamento para operadores de máquinas agrícolas. As usinas da região são as maiores compradoras de máquinas do país.

Pesos-pesados
Peter Sealey, consultor e ex-vice-presidente mundial de marketing da Coca-Cola, e Peter Boutros, da Walt Disney, vão participar do Encontro Nacional de Anunciantes.

E-mail: painelsa@uol.com.br

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