São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia e Paquistão discutem a paz

Premiês se reúnem nas Maldivas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Índia e Paquistão fizeram ontem os maiores avanços em suas relações desde que os dois governos resolveram reabrir negociações de paz, no começo deste ano.
Em um hotel de lazer nas ilhas Maldivas (país independente no oceano Índico), os primeiros-ministros Nawaz Sharif (Paquistão) e Inder Kumar Gujral (Índia) se reuniram por 90 minutos.
Os dois decidiram criar uma linha telefônica exclusiva para as negociações -já existe uma entre os comandos militares dos dois países. Serão criados grupos de discussão entre funcionários das chancelarias, a partir de meados de junho, no máximo.
Todos os civis indianos presos no Paquistão serão libertados, e vice-versa -em ambos os lados, a maioria dos beneficiados é de pescadores. Vistos serão facilitados, e os chanceleres dos dois países se comprometeram a não fazer "declarações provocativas".
O principal ponto de disputa entre Índia e Paquistão, duas ex-colônias britânicas, é a região da Caxemira, que fica no norte dos dois países e é disputada por eles.

Texto Anterior: Cruz Vermelha quer US$ 8,2 mi para o Irã
Próximo Texto: Tornado causa destruição na região central de Miami
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.