São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

União Européia quer discutir agricultura

DENISE CHRISPIM MARIN
DA ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

O principal negociador de temas agrícolas da União Européia, Rolf Moehler, afirmou ontem que a Alca não deve excluir a liberação da agricultura das negociações.
"Não façam o mesmo que os Estados Unidos e o Canadá, que excluíram o acordo agrícola do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte)", declarou ele, como conselho aos negociadores.
Para Moehler, essa também é uma das limitações no próprio acordo que criou a União Européia e nos que o bloco firmou posteriormente com outros países.
"A Comunidade Européia e seus parceiros comerciais limitaram a inclusão da agricultura nos seus acordos de livre comércio e eu não sugeriria à Alca fazer o mesmo", afirmou.
Moehler, porém, não quis admitir a possibilidade de a União Européia negociar um acordo de livre de comércio neste setor com o Mercosul.
Ele foi o principal negociador europeu sobre o tema na Rodada Uruguai do Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio).
Conseguiu impedir a inclusão das restrições aos subsídios agrícolas das normas da OMC (Organização Mundial do Comércio) até 1999.
(DCM)

Texto Anterior: Sindicalistas insistem na cláusula social
Próximo Texto: Acordo pode servir de base para negociações no setor agrícola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.