São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novela "Dona Beija" é sucesso entre os zairenses

RICARDO BONALUME NETO
DO ENVIADO ESPECIAL

O Brasil ganhou do Zaire de 3 a 0 na Copa do Mundo de 74. Mas, quando fala com um brasileiro, o zairense lembra da novela "Dona Beija" (exibida no Brasil em 86), atração da TV local há alguns anos, e da sua atriz principal, Maitê Proença. Pelé é o outro nome citado, certamente o brasileiro mais conhecido na África.
Assim como o Brasil, o Zaire também foi "descoberto" por um português. O primeiro europeu a passar pelo rio Congo foi o navegador Diogo Cão, que descobriu sua foz em 1484.
O idioma lingala tem várias palavras tiradas do português. Mesa é mesa, sapato é sapato. A palavra lingala para designar um europeu branco é "porto".
O lingala é uma língua africana conhecida em todo o continente, pois músicas em lingala são muito populares (discos na língua são gravados na França e na Bélgica).
O Zaire também é um país com grande número de católicos, mas que tem cada vez mais evangélicos, como mostra o esforço de igrejas brasileiras em pregar no país. Muitos zairenses têm se voltado para a religião nesse momento de crise.
(RBN)

Texto Anterior: Mobutu tem bens no Brasil, afirma jornal
Próximo Texto: Entenda o conflito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.