São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estaleiro Gdansk aluga galpão para discoteca

DA "REUTER"

O falido estaleiro Gdansk, berço do sindicato Solidariedade, movimento polonês que comandou a queda do comunismo em 1989, vai abrigar uma discoteca para tentar atrair o dinheiro que a empresa não conseguiu fabricando navios.
O estaleiro, que caiu vítima das reformas de mercado que ajudou a iniciar, alugou um de seus seis galpões de produção para uma companhia que está montando uma casa noturna ali, anunciou Piotr Grezicki, funcionário da administração da empresa.
"O aluguel do galpão de 2.000 m2 está sendo pago regularmente, e este dinheiro vem sendo útil quando não há liquidez financeira", disse Grezicki à "Reuter".
A estratégia recebeu críticas de Lech Walesa -ex-presidente polonês, que ajudou a fundar o sindicato Solidariedade quando trabalhava como eletricista ali, há 17 anos. "Parece uma piada de mau gosto", disse.
O governo está tentando encontrar um investidor para comprar o patrimônio do estaleiro, que foi à falência no ano passado, com dívidas superiores a US$ 134 milhões. O estaleiro Gdansk, que fica na cidade do mesmo nome (norte do país), foi forçado a demitir quase todos os seus 7.000 funcionários.

Texto Anterior: Líbano teve alerta para complô contra o papa
Próximo Texto: Coquetel combate câncer no ovário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.