São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 1997
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Fura-fila terá visual futurista da eleição 96

ROGÉRIO GENTILE
DA REPORTAGEM LOCAL

Técnicos da Prefeitura de São Paulo estão tentando dar ao fura-fila o mesmo visual futurista do sistema de transporte coletivo idealizado pelos computadores da campanha eleitoral de Celso Pitta.
Francisco Christovam, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte, empresa que gerencia o transporte coletivo municipal), diz que o design avançado é importante para que o veículo atraia os usuários dos automóveis.
"Apesar de ser baseado na tecnologia ônibus, o fura-fila tem que ter outro visual, para que fique caracterizado como um sistema de transporte novo", afirma.
Um dos modelos em avaliação na prefeitura foi sugerido pelo designer Oswaldo Mellone, da MHO Design. Ele é projetado em fibra de vidro e alumínio e tem 2,83 metros de largura.
Segundo Mellone, a sua aerodinâmica permite que o veículo atinja uma velocidade de até 110 quilômetros por hora. "Para atrair todo tipo de usuário, elaboramos um modelo confortável, rápido e silencioso", diz o designer.
Testes
Ontem, o prefeito Pitta fez uma viagem para testar um ônibus biarticulado, que possui componentes técnicos que serão usados no desenvolvimento do fura-fila.
O veículo saiu do terminal Bandeira, na praça da Bandeira, e rodou por sete quilômetros na avenida Nove de Julho até a praça das Guianas, na região dos Jardins.
"Nesse primeiro teste ficou claro que o sistema é seguro e confortável. Apesar de bastante grande, o veículo conseguiu subir rampas e fazer curvas sem dificuldades", disse o prefeito.
Celso Pitta afirmou que o biarticulado poderá ser usado também em corredores exclusivos de ônibus. A partir da semana que vem, o veículo será testado na linha comercial durante um mês.
Depois, será transferido para o autódromo de Interlagos, na zona sul, onde está sendo construído uma pista para teste, semelhante à que vai ser utilizada pelo fura-fila.
O fura-fila, apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus), é um trolebus biarticulado que poderá circular em vias elevadas ou no nível do solo.
O veículo não sofrerá interferência de semáforos ou de outros meios de transporte.
Como no metrô, o motorista do VLP não precisa dirigir o veículo, uma vez que o fura-fila tem a trajetória fixada por roldanas presas em canaletas.
A primeira linha será construída na zona sul, ligando o Sacomã ao parque D. Pedro 2, com 8,5 quilômetros de extensão. Será feito também um ramal de 1,5 quilômetro em direção da Vila Prudente, na zona leste.
A linha está orçada em R$ 120 milhões e deve ser iniciada em setembro. O prazo de entrega é setembro de 1998. A prefeitura estima que 15 mil passageiros deverão usar a linha por hora e por sentido.
A prefeitura pretende construir uma rede básica com cerca de 170 quilômetros, sendo um anel envolvendo o centro e linhas radiais (do centro para a periferia).
A segunda linha vai ligar São Mateus, na zona leste, ao centro.

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