São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação de café tem cota mantida

Preço continuará alto

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

A Associação dos Países Produtores de Café decidiu ontem manter sua cota de exportações para o período de um ano a partir de julho em 52,75 milhões de sacas.
A decisão deve manter os preços nos níveis altos registrados nas últimas semanas.
A reação do mercado foi a subida dos preços na Bolsa de Café, Açúcar e Cacau de Nova York.
O valor da libra de café teve uma alta de 6,25 centavos de dólar, atingindo US$ 2,465. Na semana passada, o preço do café arábica, exportado pelo Brasil, chegou a US$ 2,775, o maior em 20 anos.
Em comunicado, os 14 países da associação disseram que a manutenção das quotas tem o objetivo de "assegurar que os preços se mantenham em um nível remunerativo para os produtores".
Segundo o presidente da associação, o embaixador brasileiro em Londres, Rubens Barbosa, a distribuição das alocações da quota entre os países membros será definida nas próximas semanas.
"Por causa da situação do mercado e porque as safras ainda não estão bem avaliadas, devemos esperar para fazer essa alocação."
A expectativa é que o Brasil, maior produtor mundial, exporte 15 milhões de sacas de 60 kg, mesma quantidade destinada ao país atualmente. A produção brasileira na próxima safra deve ser de entre 20 e 22 milhões de sacas.
A reunião foi acompanhada por uma delegação de 14 representantes de associações e de órgãos do governo brasileiro ligados ao setor. Barbosa afirmou que uma nova reunião foi marcada para setembro, mas pode haver um encontro antes da data.
A associação não deve deixar os preços subirem a níveis que afetem o consumo. Com preços altos, os consumidores de café tendem a deixar de comprar o produto.
Analistas afirmam que a subida dos preços do café se deve à falta de estoques das empresas processadoras do produto, pouca disponibilidade nos países produtores e à ação de especuladores.

Texto Anterior: Lei geral das teles é como governo queria
Próximo Texto: Nestlé traz marca de rações dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.