São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal e Brasil dividem pista de dança

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A PORTUGAL

Chega ao Brasil a Kaos Tour, a primeira turnê de intercâmbio oficial entre DJs brasileiros e portugueses. A primeira das quatro festas em território nacional acontece hoje à noite no clube Florestta, reunindo parte do elenco que rodou Portugal nos últimos 15 dias.
Depois de SP, a turnê segue para o Rio (amanhã, na Fundição Progresso), Belo Horizonte (sexta, no clube Escape) e Curitiba (sábado, no clube Forum). Em Portugal, o público total estimado foi de 10 mil pessoas.
A estrela da apresentação de hoje é o DJ português Vibe, 29, que toca pela primeira vez em São Paulo seu som de house, hard house e um pouco de trance. Junto com ele se apresentam o também português Jiggy (a atual coqueluche tecno do país) e o DJ carioca Felipe Venancio (house).
O DJ paulista Mau Mau, principal nome do tecno no Brasil, também participou da turnê e toca nas festas fora de São Paulo.
Vibe é o responsável pela inclusão de seu país no mapa da cultura club internacional, há cerca de três anos, com o megahit "So Get Up", virando uma espécie de protegido de nomes como Danny Tenaglia e Junior Vasquez.
O som tocado nas pistas do país acompanha em pé de igualdade os lançamentos no mundo. Um dos pontos é a loja e distribuidora Discomundo, do DJ Vibe e do empresário Luis Amaral, que também está no Brasil com os portugueses.
Ainda, Portugal conta com um eficaz sistema de produção local, incentivando seus DJs e jovens produtores. É a própria gravadora Kaos, que batiza a turnê e serve de aval para apresentar seus artistas nas raves fora de Lisboa. A Kaos Records é de propriedade de Antonio Cunha, também na visita ao Brasil.
Intercâmbio
A conexão com os portugueses acontece através da produtora Low Profile, que já trouxe ao Brasil os DJs Armand van Helden, Tony Humphries, Little Louie Vega, Erick Morillo e George Morel.
Para Roberto Pedroza, da Low Profile, o resultado do intercâmbio é desde já positivo, graças ao sucesso dos DJs brasileiros nas pistas portuguesas: "Vamos fazer dentro da Kaos um disco duplo de house e tecno, com Venancio e Mau Mau mixando, que vai sair dentro do selo Fantastika". O álbum deverá ter produções inéditas dos dois DJs, específicas para o mercado internacional.
Para Pedroza, a turnê de fato "abriu nossas portas na Europa" e já há planos de desdobramentos em festas em Ibiza, Buenos Aires, Inglaterra e Estados Unidos.
Em Lisboa, os DJs brasileiros tocaram numa apresentação especial para a imprensa, uma espécie de entrevista coletiva, recebendo resenhas em jornais e revistas especializadas.
Na rádio Antena 3, de âmbito nacional, fizeram um programa especial de uma hora de duração, atingindo 60 mil ouvintes, segundo a direção da emissora.
"Valeu a pena. Essa foi a segunda vez que me apresentei fora do Brasil. Estou conhecendo muita coisa", disse o DJ Mau Mau.
"O bacana foi ver que meu som faz parte de uma coisa internacional. Só tocando fora e vendo pistas e pessoas diferentes que dá para ver que a gente está no caminho certo. É uma confirmação", completa Venancio.
As festas
Outro ponto favorável do intercâmbio, na opinião dos DJs, foi a possibilidade de travar contato com outros profissionais que também participaram da turnê, como o inglês Justin Robertson (tecno-house), do celebrado Lionrock, Jim Masters (tecno), que toca no Ultimate Base londrino, e os DJs e produtores americanos da Murk, Ralph Falcon e Oscar G.
Os dois estão por trás do nome Funky Green Dogs, que se apresentou em duas cidades portuguesas com a vocalista, Pamela Williams. "Fired Up", "The Way" e "Until the Day" são os hits mundiais do grupo, que vem se apresentar no Brasil em junho.
Uma das mais animadas raves da Kaos aconteceu no último dia 10, na cidade de Setúbal, numa antiga fábrica de cerâmica, para 2,5 mil pessoas. Na cidade do Porto, uma festa de estudantes universitários reuniu 4.000 pessoas até 9h30, sob um frio de 8 graus, no dia 11.

Evento: Kaos Tour
Onde: Florestta (r. Funchal, 500, tel. 011/820-9235)
Quando: hoje, a partir de 23h

A jornalista Erika Palomino viajou a convite da Kaos Tour e da Low Profile. Acompanhe amanhã na coluna Noite Ilustrada um diário de viagem da turnê.

Texto Anterior: Jacqueline Terpins expõe "sopros" de cristal colorido
Próximo Texto: Lacroix faz réplica de desfile parisiense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.