São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Titãs reencontram caminho em 'Acústico'

MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
EDITOR DE DOMINGO

Se você já gostou do Titãs, mas os últimos CDs dos rapazes paulistas não chegaram a frequentar seu aparelho de som, dê uma olhada no "Acústico" que estréia hoje na MTV -é provável que você passe a acreditar em ressurreição. Não que a banda estivesse morta, mas mergulhava numa crise que poderia tê-la liquidado.
Os motivos vão desde a diversidade dos interesses individuais, que levou à proliferação das carreiras-solo e à saída de Arnaldo Antunes, a opções musicais duvidosas, ao menos para aqueles que viam o Titãs como um grupo marcado pelo rock, mas não escravizado pelo gênero.
Mais maduros, mais relaxados com a liberdade individual adquirida nos últimos anos e dispostos a escapar do beco em que se metiam, os sete componentes do grupo -que já haviam tentado com "Domingo" um trabalho mais eclético- encontraram na fórmula "unplugged" a saída para a encruzilhada.
O programa, que originou um novo CD, recoloca o Titãs de bem com a vida e com o público.
Gravado no teatro Carlos Gomes, no Rio, em duas sessões, o "Acústico" tem uma atmosfera reconciliatória. Vê-se uma banda com uma atitude de cena mais limpa e "cool", qualidade nos arranjos, nas recriações e nas participações especiais, inclusive da platéia.
O time reunido é, para usar uma gíria cara aos Titãs, de "mestres". Liminha, que já produzira "Cabeça Dinossauro" e produz o novo CD, participa integralmente do show, comandando as guitarras e violões eletroacústicos. Os arranjos de cordas e metais -violino, celo, trombone, trompa, sax, trompete- têm à frente Jacques Morelembaum, responsável, entre outros tantos, pelos arranjos de "Fina Estampa", de Caetano Veloso. A banda ganhou ainda um percussionista -Marcos Suzano.
Nas vozes, os auxílios são igualmente luxuosos, a começar por Marisa Monte, exuberante em "Flores". Há ainda o velho jamaicano Jimmy Cliff (em "Querem o Meu Sangue - The Harder They Came"), o argentino Fito Paez (em "Go Back", numa versão Mercosul) e, last, but not least, Arnaldo Antunes, que volta à velha casa e canta sozinho "Pulso".
No CD, duas outras participações, que não acontecem no show que vai ao ar hoje: Marina Lima, numa irônica versão de "Cabeça Dinossauro", e Rita Lee, em "Televisão", que é mesmo a cara dela.
O repertório traz ainda as novas "Os Cegos do Castelo", "Nem 5 Minutos Guardados", "A Melhor Forma" e "Não Vou Lutar".
Ensaiadíssimos (ficaram 15 dias preparando o espetáculo), bem produzidos e bem dirigidos, os titãs dão a impressão de que estão prontos para uma nova fase.
É uma banda singular, que uniu ingredientes e interesses múltiplos e que soube equacionar sua diversidade com inteligência. Cometeu ousadias, perdeu-se em alguns momentos, não avançou em certos momentos. Agora volta mais amadurecida e em plena forma.

Programa: Acústico MTV Titãs
Canal: MTV
Quando: hoje, às 22h30, sábado, às 16h, terça (27), às 16h e 5h30

Texto Anterior: Empresários confirmam vinda do Whitesnake ao Monsters
Próximo Texto: Virtuosismo ficou longe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.