São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coluna Joyce Pascowitch

JOYCE PASCOWITCH

Acolchoado
As nuvens cinzas que se instalaram entre os palácios da Alvorada e do Planalto cismaram de estacionar no pedaço.
*
Fernando Henrique Cardoso tem reclamado do abandono dos amigos.
E pensando até na hipótese de não se recandidatar à Presidência da República -mesmo que a emenda passe.

Espada
O tempo promete fechar.
*
Autor de "Toque de Silêncio - Uma História de Homossexualidade na Marinha do Brasil", Flávio Alves vai repetir em São Paulo, no final do mês, o mesmo lance armado no Rio -com instalação, perto de um quartel, do outdoor que diz:
"Gays de todo o Brasil, ao completarem 18 anos, alistem-se".
*
Na versão carioca da polêmica, o outdoor ficou 48 horas em frente ao Comando Militar do Leste -de onde sumiu anteontem.

Gorgonzola
Como ele é polêmico, o frisson vai ser grande.
*
Vindo de Parma, desembarca no próximo dia 2 em São Paulo o presidente-executivo da Parmalat, Domenico Barili.
Conhecido como um dos precursores do marketing esportivo -começou há 20 anos com esqui, depois automobilismo e futebol-, ele vem lançar na Fundação Getúlio Vargas seu livro "A Contramão do Marketing", junto com uma palestra para platéia de 500 pessoas.

Carimbo
Valeska Soares acaba de ser indicada por um dos curadores do MoMA, Kirk Vandeoroo, para integrar o "The Public Art Found" -projeto que garimpa obras públicas para Nova York. Que já vem com a encomenda de uma escultura da moça para as ruas da cidade.

Avenue Montaigne
Foi tipo quilates em desfile o jantar que Celita Procópio Carvalho pilotou anteontem na Faap para receber, em noite black tie, o estilista Christian Lacroix.

* O homenageado, aliás, dispensou o smoking, para usar uma roupa do jovem estilista francês Enrique Bergère e, claro, levar o título de o mais elegante.

* Com um bando de quatrocentões em cena, a série reluzentes começava no brinco -com uma baita esmeralda- de Tânia Derani, a mais elegante, vestida por ela mesma -com ajuda de sua costureira privée.

* Se Cristiana Trussardi Bueno Vidigal apostou tudo nos rubis, a coisa foi tipo linda, leve e solta nas sandálias Prada de Costanza Pascolato.

* Enquanto o produtor Paulo Borges assumia encantamento explícito ao ser apresentado a Isabel Esteves -linda, vestindo prata de Guilherme Guimarães-, Bia Lessa -que assina a exposição de Lacroix- garantia o toque moderno no pedaço.

* De sobremesa -depois do menu assinado por Paula Righi Conde e Cuca Righi Mauro, a confirmação da estréia de uma loja de Lacroix no Brasil -que Leda Kuba e Vivian Silva Ramos vão pilotar na Haddock Lobo.

ESVOAÇANTE
Esqueça vôos radicais, ventos inesperados ou algo do gênero. Recém-lançado pelos ferinos de plantão, o adjetivo serve agora para identificar aquelas mulheres que não abrem mão de adereços extras em modelos nada discretos. Se alguém diz que a moça é "esvoaçante", significa que perua é apelido.

Tatame
Um time heavy metal do cenário das letras prepara recuerdo especial -com encadernação folheada a ouro- para presentear o imperador Akihito, que chega dia 30 ao Brasil.
Trata-se de um livro lançado em 1903 pelo historiador pernambucano Oliveira Lima, que foi diplomata no Japão e escreveu mais de 400 páginas com uma visão futurista sobre o país.
*
A versão repaginada de "No Japão: Impressões da Terra e da Gente" -cuja edição sai pela Topbooks- vem com textos de Roberto Marinho -na contracapa-, Marco Maciel -na orelha- e introdução do economista Paulo Yokota.

Camurça
O Instituto Moreira Salles vai ganhar versão carioca, mais que de luxe.
*
Fechado há um bom tempo, o chatêau de Elisinha Moreira Salles -musa do high society nos anos 60, quando estava casada com Walther Moreira Salles- na rua Marquês de São Vicente, Gávea, vai virar point cultural.
Com assinatura do arquiteto Olavo Redig de Campos, o endereço -graças à família, amigos e muita arte ao redor- guarda as histórias mais elegantes do Rio.

Leque
Engordando sua relação de títulos Honoris Causa -ele já tem sete-, Fernando Henrique Cardoso ganha hoje refresco.
Um representante da Universidade de Soka, de Tóquio, vem trazer em mãos, do Japão, mais um para a coleção.

E-mail joyce@uol.com.br

Texto Anterior: Triângulo amoroso é fio condutor da trama
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.