São Paulo, sexta-feira, 23 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF apreende na Globo fitas com conversas de ex-chefe da Conaf

DA SUCURSAL DO RIO

A Polícia Federal apreendeu ontem na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, as fitas com gravações das conversas telefônicas do ex-presidente da comissão de arbitragens Ivens Mendes que deram origem ao escândalo sobre um suposto esquema de arbitragem.
Nessas fitas, segundo reportagens da emissora, o então presidente da Conaf ofereceu ajuda dos árbitros, pedindo em troca doações para a campanha a deputado federal por Minas Gerais, iniciada mais de um ano e meio antes das eleições de outubro de 1998.
Por ordem do juiz Alexandre Libonatti, da 13ª Vara da Justiça Federal do Rio, policiais foram à sede da emissora, no bairro de Jardim Botânico (zona sul), buscar as gravações, que, ao todo duram cerca de 24 horas.
Libonatti determinou também ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliário (CVM) que forneçam todos os dados relativos às movimentações financeiras de Mendes, inclusive eventuais aplicações no mercado financeiro e de ações e envio de dinheiro ao exterior. Ele pediu que os dados sejam enviados à medida que forem apurados e que esse levantamento comece por este ano.
O juiz também determinou a quebra do sigilo telefônico de Mendes. Ele mandou a Telerj, companhia telefônica do Rio, enviar cópias das contas telefônicas de seus telefones -ele possui pelo menos um celular e uma linha residencial- desde o começo do ano.
Justiça
Três semanas após a eclosão do escândalo, nenhuma prova conclusiva surgiu ainda das investigações. A fita que deu origem ao caso, por ser uma gravação clandestina, não só não pode ser usada como prova, como ainda pode tornar inválidas outras provas.
Essa indefinição levou os dirigentes do Clube dos 13 a pedir ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que termine logo a investigação.
Caso as conclusões surjam após o início do Campeonato Brasileiro, os dirigentes temem que os clubes que se sintam prejudicados por Mendes entrem na Justiça e paralisem a competição.

Texto Anterior: Clube dos 13 fecha acordo com Globosat; TVA promete 'guerra'
Próximo Texto: Relatório da investigação do STJD sai hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.