São Paulo, sábado, 24 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador é arma de técnico santista

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O computador é um dos principais instrumentos usados fora do campo pelo técnico Wanderley Luxemburgo na preparação do time do Santos.
Nas preleções realizadas antes das partidas, o treinador utiliza um "notebook" (computador portátil) equipado com o programa "Tatic Plus".
A imagem da tela do computador é projetada para os jogadores em uma tela maior ou mesmo na parede por meio de um aparelho acoplado ao "notebook".
O programa tem recursos de animação -o que permite reproduzir a movimentação de uma situação de jogo- e dá ao técnico a opção de promover variações táticas, demonstrando aos atletas como devem ser feitas as jogadas.
O treinador é ainda municiado com dados sobre a equipe e sobre cada jogador individualmente a partir de um trabalho realizado pelo auxiliar técnico Oswaldo de Oliveira e pelo fisiologista Fábio Mahseredjian.
Eles são responsáveis por um levantamento detalhado de informações que vão dar subsídios ao técnico para avaliar o desempenho do grupo e promover correções.
Desse trabalho, foi elaborado um gráfico de todos os jogos do Santos na temporada, que mostra os altos e baixos da equipe.
"Observa-se que, quando disputava simultaneamente o Paulista e a Copa do Brasil, o time era mais instável. Isso melhorou quando a equipe saiu da Copa do Brasil ou quando chegaram Careca e Muller, por exemplo", diz Mahseredjian.
O fisiologista é também responsável por elaborar o controle do desempenho individual e coletivo dos atletas jogo a jogo.
"A informática aprimora, mas não substitui a experiência prática e o olho clínico do Wanderley. A mudança tática que ele faz no intervalo de uma partida é impressionante. Ele vê coisas que a gente não vê", afirma Mahseredjian.
(FS)

LEIA MAIS sobre o jogo à pág. 3-18

Texto Anterior: Nelsinho improvisa para ter 11
Próximo Texto: Pneu furado gera tumulto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.