São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola de 1º e 2º graus terá provão no RJ

RODRIGO HINRICHSEN
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Secretaria Estadual de Educação vai promover em outubro um provão para avaliar o desempenho dos alunos do 1º grau (4ª e 8ª séries) e do 2º grau (3º ano). Também será avaliada a qualidade do ensino das escolas da rede.
Segundo a subsecretária de Educação, Ana Galheigo, idealizadora do projeto, o objetivo do provão é mapear a situação do ensino público no Rio. A prova passará a ser realizada anualmente.
"Nosso objetivo não é rotular as escolas. Queremos, na verdade, fazer uma radiografia completa do quadro atual de ensino aqui no Estado, que, aliás, não é nada bom", disse a subsecretária.
O provão terá questões de português e matemática e deverá ser organizado em convênio com a Fundação Cesgranrio, que será responsável pela estruturação, aplicação e correção das provas.
Antes do provão a Secretaria vai realizar, de 3 a 12 de julho, um cadastramento completo dos 3,6 milhões de alunos que compõem as redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.
Com o cadastramento, a Secretaria espera diminuir o número de jovens que não estão estudando, principalmente no 1º grau, por falta de escolas disponíveis em alguns municípios, e eliminar os "alunos fantasmas", que possuem dupla matrícula.
"A situação da Educação no Estado está melhorando. Fomos vítimas de projetos educacionais megalomaníacos, como os Cieps e os Ciacs. Priorizava-se a construção de escolas, ao invés de estruturar a rede", analisa Ana Galheigo.
A subsecretária destaca ainda que, a partir de janeiro, estarão disponíveis os recursos federais do Fundo de Educação, o que permitirá um aumento nos salários dos professores."Aí sim, teremos profissionais motivados", conclui ela.

Texto Anterior: Grupo faz entrevista
Próximo Texto: Corpos de pescadores aparecem no Guarujá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.