São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reinaldo vai estrelar vídeo contra drogas

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O ex-atacante do Atlético-MG e da seleção brasileira José Reinaldo de Lima, 40, será a estrela de um vídeo contra as drogas que a Prefeitura de Belo Horizonte (MG) vai lançar em breve.
Assessor da Secretaria de Esportes do município, Reinaldo vai apresentar o vídeo e contar sua história de atleta e de ex-viciado em cocaína.
O trabalho deverá estar concluído até o início de julho e será usado pela prefeitura em um programa de combate às drogas em escolas.
"O Reinaldo vai mostrar a realidade; é um ídolo contando a sua experiência com as drogas e até a própria degradação moral", disse Wadson Lima, secretário de Esportes da prefeitura e técnico das divisões de base da seleção brasileira feminina de vôlei.
Reinaldo está na secretaria há cerca de dois meses, após ter sido condenado a quatro anos de prisão por auxiliar o tráfico de drogas. O jogador nega a denúncia, e recorreu da sentença (leia texto abaixo).
"As pessoas sabem que não tenho envolvimento com o tráfico. Só fui usuário, e estou superando isso", disse o ex-atacante mineiro.
Desde que foi denunciado, foram muitas as ajudas que recebeu. "Sempre soube que as pessoas tinham um carinho grande por mim, mas não imaginava que fosse tanto. Isso é uma coisa que não tem preço", afirmou ele.
No novo emprego, Reinaldo vem realizando um trabalho com 3.960 crianças na periferia da cidade, pelo projeto Dente-de-Leite.
Trata-se de um programa ligado ao futebol, que é monitorado por 34 ex-jogadores, por meio de um convênio entre a Secretaria de Esportes e a Agap (Associação de Garantia ao Atleta Profissional).
Ele coordena o trabalho dos monitores e atua como um profissional de relações públicas do projeto, incentivando a participação das crianças.
"O Reinaldo tem um carisma muito grande. A relação das comunidades com ele é uma coisa impressionante" afirma Wadson Lima, que define como "acima do esperado" o trabalho do ex-jogador como assessor da secretaria.
"O Reinaldo ainda está em processo de recuperação clínica e uma recaída pode acontecer. O trabalho aqui está sendo muito importante para ele", disse Lima.
Artilheiro
Reinaldo parou de jogar em 1988, mas é até hoje o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 28 gols marcados em 1977, ano em que o Atlético-MG foi vice-campeão.
Considerado um dos atacantes mais técnicos que o futebol brasileiro já produziu, teve sua carreira prejudicada por várias contusões graves nos dois joelhos, operados quatro vezes.

Texto Anterior: Palmeiras discute hoje o seu futuro
Próximo Texto: História de um artilheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.