São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Índice

Borussia é o novo campeão europeu

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Borussia Dortmund, da Alemanha, é o novo campeão europeu de clubes. O time conquistou a Copa dos Campeões ao vencer na final a Juventus, da Itália, por 3 a 1.
Com o título, o Borussia será o representante da Europa na disputa do Mundial interclubes, no final do ano, em Tóquio (Japão).
O time alemão, que jamais havia vencido a Copa dos Campeões, praticamente decidiu "em casa" com a Juventus, pois a partida foi realizada no estádio Olímpico de Munique. No ano passado, a Juventus usou vantagem semelhante, ao bater o Ajax, da Holanda, no estádio Olímpico de Roma.
No primeiro tempo, dois gols do atacante Riedle colocaram o Borussia em uma situação bastante favorável. Aos 29min, a defesa da Juventus falhou ao tentar fazer linha de impedimento, e Riedle, após dominar lançamento com categoria, fuzilou à frente de Peruzzi.
Cinco minutos depois, Riedle escorou de cabeça um escanteio cobrado por Moeller e fez de novo.
Na melhor chance da Juventus na primeira etapa, o francês Zidane se livrou de dois zagueiros alemães e chutou na trave.
O atacante Vieri, da Juventus, teve um gol anulado no final do primeiro tempo. O árbitro húngaro Sandor Puhl alegou que o jogador usou a mão para dominar a bola.
Na segunda etapa, o técnico Marcelo Lippi colocou o meia-atacante Del Piero na Juventus.
A equipe italiana ficou mais ofensiva. Depois de pressionar durante vários minutos, acertar outra bola na trave do Borussia, a Juventus descontou com Del Piero. O jogador, com um toque de letra, marcou aos 19min, após receber cruzamento de Boksic.
O técnico Ottmar Hitzfeld, do Borussia, trocou então Riedle, cansado, por Ricken. A substituição deu resultado. No primeiro toque do jogador, os alemães fizeram 3 a 1. Com um chute de fora da área, aos 25min, Ricken encobriu o goleiro Peruzzi e definiu o jogo.
O Borussia, como atual campeão, e a Juventus, como campeã italiana, já estão classificados para a próxima edição da Copa dos Campeões, que terá pela primeira vez 24 times em sua fase final.
Com a vitória de ontem, o time alemão ainda ganhou o direito de disputar a Supercopa da Europa, contra o Barcelona (Espanha), atual campeão da Recopa.

Texto Anterior: Local de partidas na Bolívia é reformado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.