São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é o fenômeno

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O tornado é um tipo de ciclone, uma combinação de ventos violentos, que são acompanhados por uma nuvem em forma de funil que se estende a partir de nuvens durante tempestades.
As condições para a formação de um tornado ocorrem quando uma camada de ar úmido e quente fica presa entre duas de ar seco. Se a camada superior de ar seco sofre distúrbios, o ar úmido pode subir em forma espiral e seu calor latente se libera quando a umidade nele contida se condensa. O calor latente é a fonte de energia do tornado.
O tornado é menor e em geral mais breve do que o furacão, que é um outro tipo de ciclone. Tornados acontecem em zonas temperadas do hemisfério norte; furacões, na área logo acima do Equador no Atlântico Norte (o fenômeno equivalente ao furacão no Pacífico é chamado de tufão). A forma adquirida pelo furacão quando se move também é diferente da do tornado: em vez de espiral, ela se assemelha a uma curva parabólica.
É mais fácil prever um furacão do que um tornado, pois este pode se formar em menos tempo que aquele: de 10 a 30 minutos.
(CELS)

Texto Anterior: Pior matou 695 em um dia
Próximo Texto: Ieltsin desagrada a militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.