São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
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Carro cheio deve ficar fora do rodízio

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Carros com três passageiros ou mais devem ser liberados de cumprir o rodízio de veículos. A idéia do secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, pode ser implantada a partir deste ano, nos últimos 15 dias do programa.
"Queremos fazer uma experiência já em 97. Seria um teste para analisarmos como implantar a medida para, em 98, liberarmos por todo o período do rodízio os carros com vários passageiros", disse Feldmann.
O início do rodízio deste ano está marcado para o dia 16 de junho (data ainda não confirmada pelo governo). O término está previsto para o final de agosto, podendo ocorrer só em setembro, se as condições atmosféricas estiverem desfavoráveis à dispersão dos poluentes na atmosfera.
Se a experiência de liberar carros com vários passageiros for realizada este ano, a data mais provável é na segunda quinzena de agosto.
Segundo o secretário, o número de passageiros necessários para que o carro seja liberado do rodízio ainda não está definido. "A princípio, seriam três pessoas ou mais. Mas dependemos de uma análise técnica aprofundada."
Hoje, há cerca de 3 milhões de carros rodando por dia na cidade de São Paulo. A média de passageiros por veículo é de 1,5 -isto é, em cada dez carros em circulação, há 15 pessoas sendo transportadas.
O número baixo revela que o paulistano prioriza o uso individual do carro, segundo Feldmann. "Essa proposta procura incentivar o uso do carro como transporte coletivo. Temos de estimular a carona solidária", disse.
Vias expressas
Feldmann propôs no ano passado ao ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, que fossem criadas vias expressas em grandes avenidas da cidade onde só poderiam circular, durante todo o ano, carros com vários passageiros.
"São faixas exclusivas para o transporte coletivo, em ônibus ou até em carros com várias pessoas. É uma alternativa viável e que já funciona em outros países do mundo (leia texto nesta página)."
A Secretaria do Meio Ambiente concluiu este ano um documento de política ambiental chamado "Por um Transporte Solidário", uma "Constituição Verde" que cria instrumentos legais para nortear os atos da administração pública para ações efetivas.
O rodízio de veículos e a alteração da matriz energética (sugerindo a ampliação do uso de combustíveis menos poluentes) são algumas das propostas apresentadas. O documento será debatido em seminários durante este ano e o próximo.
"Na implantação do rodízio e em outras ações ambientais procuramos fazer um processo para que a população questione e se adapte às mudanças apresentadas", disse Feldmann.
Papai-e-mamãe
Ele afirmou que o rodízio deste ano será "papai-e-mamãe, simples e sem muitas mudanças em relação do programa do ano passado". O termo papai-e-mamãe foi uma referência ao ato sexual praticado em posição tradicional.
As mudanças já confirmadas para o rodízio de 97 são: maior duração do programa (em 96 foi de apenas quatro semanas; este ano deve ser de, no mínimo, dez semanas), a realização da consulta popular e a inclusão dos caminhões. Esta última vem causando muita polêmica e contestação do setor envolvido, que promete entrar na Justiça assim que o governo regulamentar o programa.

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