São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enterro de frei Damião vai ter trios elétricos e sanfoneiros

Resistência do frade chama a atenção de equipe médica

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Trios elétricos e sanfoneiros vão participar do velório e do enterro do frei Damião de Bozzano, 98, a pedido do frade superior do convento dos capuchinhos, Paulo Valério. Os veículos serão utilizados para transmitir o som das missas e dos cantos religiosos aos fiéis que não tiverem acesso às cerimônias.
Damião teve morte cerebral constatada na terça-feira e, até as 17h45 de ontem, era mantido vivo com a ajuda de aparelhos e medicamentos. Apenas seu coração e os pulmões funcionavam.
Os sanfoneiros, disse Valério, acompanharão os fiéis nos cantos religiosos que serão entoados durante todas as cerimônias.
A previsão é que pelo menos 300 mil pessoas compareçam ao velório, que vai durar três dias. Outros 150 mil fiéis são esperados na missa de corpo presente.
O corpo do frei será embalsamado e enterrado na capela Nossa Senhora da Graça, construída no convento de São Félix de Cantalice, residência oficial do religioso.
Apesar da morte cerebral, Damião resistia até o final da tarde de ontem, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Português, onde foi internado no dia 6.
A resistência do frei impressionou os médicos que, desde a constatação da morte cerebral do paciente, reduziram a quantidade do medicamento utilizado para estabilizar a pressão arterial do frade. Mesmo assim, os batimentos cardíacos continuaram estáveis.
No pátio do hospital, o movimento de fiéis continuou intenso ontem. A arquidiocese de Recife e Olinda confirmou que, após a morte do religioso, vai iniciar o processo de canonização do frade.

Texto Anterior: Ministério promete entregar vacina tríplice neste semestre
Próximo Texto: Israel testa droga à base de soja na recuperação da memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.