São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rubem Fonseca lê conto em Londres

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Rubem Fonseca roubou o show na leitura promovida ontem em Londres para o lançamento de um pacote de traduções de livros de autores brasileiros no Reino Unido.
Ele está no país desde a última quarta-feira. Com ele vieram Chico Buarque, Patricia Melo e João Gilberto Noll.
Os quatro fizeram leituras de trechos de seus livros para uma platéia de cerca de 50 pessoas que misturava britânicos e brasileiros em uma livraria do centro da cidade.
Fonseca escolheu o conto "Agruras de um Jovem Escritor" ("Trials of a Young Writer"), que conta a história de um autor acusado da morte de sua namorada.
Lendo em inglês, o escritor se levantou da cadeira, gesticulou interpretando os acontecimentos de seu conto e brincou com a platéia.
"Eu não estou me sentindo à vontade aqui. Preferiria estar em casa, assistindo TV", disse, em tom de brincadeira, após ser questionado pela Folha sobre o que o teria levado a aceitar o convite para a turnê.
O escritor se recusa sistematicamente a dar entrevistas e raramente aparece em público. Depois que a reportagem se identificou, perguntou, brincando, quem tinha "deixado esse sujeito entrar".
Fonseca, descrito por uma das organizadoras do evento como "o homem mais gentil" que ela já conheceu, disse, sob risos da platéia, que "viajar é conhecer idiotas que falam uma outra língua".
Ele afirmou que "de jeito nenhum" vai repetir a performance britânica quando voltar para o Brasil.
Depois das leituras e da sessão de autógrafos, os autores participaram de um jantar com autores britânicos promovido por Liz Calder, diretora da editora Bloomsbury.
Os títulos lançados no Reino Unido são "The Lost Manuscript" ("Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos"), de Rubem Fonseca, "Benjamin", de Chico Buarque, "The Killer" ("O Matador"), de Patricia Melo, e "Hotel Atlântico", de João Gilberto Noll.
Junto com o pacote, está saindo também "Intimate Diary" ("Diário Íntimo"), de Ana Cristina Cesar.
Anteontem, os escritores falaram para uma platéia de 400 pessoas em Manchester.
O compromisso mais importante da visita é a participação do grupo, hoje, em um debate no festival de Hay. O evento, no País de Gales, é o mais importante acontecimento literário do Reino Unido.
O Brasil e a Índia são os países homenageados neste ano.

Texto Anterior: Prefeitura embraga obra no aeroporto
Próximo Texto: Grupo é acusado de tortura para curar gay
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.