São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
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Loja fatura em maio 4% a mais que abril

Desempenho é igual ao de 1996

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio paulista fechou o mês de maio com faturamento praticamente igual ao do mesmo mês de 1996, estima a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP).
No início do mês, havia a expectativa de crescimento de 3% a 4% para o período. "O endividamento do consumidor está muito alto", diz Vladimir Furtado, economista da federação.
O faturamento de maio também ficou abaixo do previsto na comparação com abril. Nesse caso, o aumento estimado nas vendas é de 4% -e não de 6%.
Para as grandes redes de lojas, o ritmo de consumo diminuiu, sobretudo depois do Dias das Mães, mas, ainda assim, deu para vender o mesmo que em maio de 96 e até 10% a mais do que em abril.
A Lojas Cem, rede com 65 lojas, por exemplo, fechou maio com faturamento igual ao de maio de 1996 e 10% maior do que o de abril.
Giácomo Dalla Vecchia, diretor, diz que conseguiu esse resultado porque tem sete lojas a mais do que tinha há um ano.
A Cem estimava para maio faturamento mínimo de R$ 38 milhões, alcançando, no entanto, R$ 33 milhões. "Não dá para reclamar, mas sempre estamos esperando mais."
Na G. Aronson, as vendas em maio também foram cerca de 10% maiores do que as de igual mês de 1996. Girsz Aronson, proprietário, também atribui o aumento às duas novas lojas recém-inauguradas. Sua rede tem agora 32 lojas.
A Bernasconi, rede com 29 lojas, também faturou em maio o mesmo que em igual mês do ano passado. O crescimento foi de 20% sobre abril. "Esperávamos crescer também sobre o ano passado", diz o diretor Luvirto Bernasconi.

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